Navio desgovernado carregado de suco de laranja quase invade avenida em Santos (SP)
O navio "Orange Sun", carregado com cerca de 30 mil toneladas de suco de laranja, saiu do canal do Porto de Santos por volta das 17h20 desta quinta-feira (19) e tocou no fundo do mar, chegando bem próximo de embarcações menores e do muro da avenida na Ponta da Praia.
Por um motivo ainda desconhecido, o navio deu uma guinada à direita enquanto deixava o porto, saindo de frente no canal e tocando no fundo do mar. De acordo com a Praticagem de Santos, assim que a embarcação deixou o canal, a âncora foi jogada ao mar, interrompendo sua progressão.
Leia mais:
- Quadrilha fortemente armada rouba 30 toneladas de carne de frigorífico
- Lojas Americanas é condenada por obrigar cliente a limpar xixi do chão
Com o auxílio de rebocadores, o "Orange Sun" foi conduzido à área de fundeio, onde as embarcações aguardam para entrar no cais do porto. No local, a Marinha iniciou uma inspeção para atestar que a embarcação não sofreu qualquer dano grave e que possui condições de seguir viagem. Após chegar de Roterdã, na Holanda, o navio de bandeira liberiana seguirá ao porto de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Além da inspeção, a Marinha também abriu um inquérito para descobrir as causas e os responsáveis pelo acidente. Na manhã desta sexta-feira (20), os tripulantes do navio prestaram depoimento às autoridades brasileiras.
Segundo a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o Porto de Santos não chegou a ser fechado em função do incidente. As operações no terminal foram interrompidas devido à forte neblina que atingiu o local, assim como já havia acontecido no período entre 3h e 16h.
A CPSP também informou que nenhuma pessoa ficou ferida e não houve poluição ambiental.
Procurada pela reportagem, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, respondeu que, como o incidente aconteceu fora do terminal, não se manifestará sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.