PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

População do Brasil começará a cair após atingir 233 milhões em 2047

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

25/07/2018 12h25

A "Projeção de População", estudo divulgado pelo IBGE nesta quarta-feira (25), revela que o país tem, neste ano, 208.494.900 milhões de habitantes. Os pesquisadores calculam que o contingente continuará a crescer até 2047, quando deverá chegar a 233,2 milhões de pessoas.

Nos anos seguintes, estima o IBGE, a população começará a cair de forma gradual, até os 228,3 milhões em 2060.

Leia também

A amostra calcula o contingente populacional do Brasil e de seus 27 estados, por idades (0 a 90 anos ou mais), ano a ano, de 2010 a 2060, segundo métodos demográficos recomendados pela Divisão de População das Nações Unidas.

As estatísticas fornecem estimativas e indicadores prospectivos e são a principal fonte de informação populacional disponível no intervalo do Censo Demográfico (realizado a cada dez anos). Os dados são utilizados no planejamento e monitoramento de políticas e ações nos setores público e privado.

A última versão da "Projeção de População" havia sido divulgada pelo IBGE em 2013.

"Dada a importância do uso e suas consequências para o planejamento, as projeções de população são monitoradas continuamente, e passam por revisões periódicas para a incorporação de novas informações, quando são detectadas alterações nas hipóteses previstas para as componentes do crescimento demográfico, ou por mudança de metodologia", afirma o diretor de pesquisas do instituto, Claudio Dutra Crespo.

Cotidiano