Aeronave com 7 a bordo cai em São Paulo; piloto morre
Uma aeronave caiu, na tarde deste domingo (29), no aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 18h, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Palumbo, seis vítimas (cinco passageiros e o co-piloto) foram socorridas com vida, e uma delas, o piloto do avião, morreu no local. Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados oficialmente.
Um dos sócios da empresa Videplast, Eliandro Pazin, disse que o avião é da empresa.
Segundo ele, estavam a bordo os dois fundadores da companhia, Nereu Denardi e Geraldo Denardi, que são irmãos, o coordenador da empresa, Aguinaldo Nunes, e o filho de Nereu, de 17 anos.
O nome do piloto é Antonio Traversi, segundo Pazin.
Segundo informações da TV Globo, as outras vítimas são Agnaldo Crippa e Bene Souza.
Os cinco passageiros foram levados a hospitais da região, apresentando ferimentos leves. O co-piloto foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, com apoio do helicóptero Águia.
A operação de tentar salvar o piloto, preso às ferragens da aeronave, levou cerca de uma hora, de acordo com Palumbo, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
O avião, do tipo BE9L, tentou fazer um pouso de emergência na área de pousos e decolagens do aeroporto, bateu na pista e chegou a pegar fogo, segundo os Bombeiros.
De acordo com a Infraero, a aeronave vinha de Videira, em Santa Catarina, para São Paulo.
Consta do registro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que o avião, um bimotor turbo-hélice, foi fabricado em 2008 pela Hawker Beechcraft, com capacidade para sete passageiros. A aeronave estava em situação regular de operação. A Anac vai investigar as causas do acidente.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, realizam a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave, que é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.
*com Aiuri Rebello e Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.