Topo

Deslizamento em morro provoca 10 mortes em Niterói, no Rio

Uma pedra rolou do alto do morro e atingiu casas durante a madrugada - José Lucena/Futura Press
Uma pedra rolou do alto do morro e atingiu casas durante a madrugada Imagem: José Lucena/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

10/11/2018 10h34Atualizada em 11/11/2018 08h28

Pelo menos 10 pessoas morreram neste sábado (10) após um deslizamento no morro da Boa Esperança, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Um menino de três anos está entre as vítimas. Também perderam a vida uma mulher de 55 anos, outra de 56 e um homem de 37 anos. O Corpo de Bombeiros ainda não confirmou oficialmente os dados sobre os outros mortos.

Os bombeiros retiraram dos escombros onze pessoas com vida. Outros moradores podem estar sob os destroços. O hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, recebeu seis feridos, sendo duas crianças -- uma em estado grave e outra estável -- e quatro adultos, todos estáveis, inclusive um recebeu alta. Outra vítima, um adulto em situação estável, foi levada para o hospital estadual Alberto Torres.

Oitenta bombeiros estão no local do deslizamento, e as operações da corporação devem durar cerca de 48 horas. Agentes da Defesa Civil do Estado e de órgãos da Prefeitura dão apoio aos trabalhos.

Uma pedra deslizou do alto do morro e atingiu seis casas na madrugada deste sábado. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h08. O terreno estava úmido devido às fortes chuvas que atingem o estado do Rio, incluindo a região metropolitana, desde a noite da última quarta-feira (7). 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, Roberto Robadey, Niterói estava em estágio de atenção e alerta, e as comunidades estavam avisadas da situação.

Deslizamento em Niterói - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Vítima é resgatada pelos bombeiros
Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Claudio dos Santos, presidente da associação dos moradores do morro da Boa Esperança, disse ao canal "GloboNews" que algumas casas estavam isoladas pela Defesa Civil, por causa do risco de deslizamento, mas que as famílias continuavam no local.

O morro fica na estrada Francisco da Cruz Nunes. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), afirmou à TV que houve uma “rachadura no maciço”, e não um deslizamento de encosta. Ele também declarou que o local não era classificado como de alto risco.

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que equipes da "Defesa Civil (municipal), Saúde, Assistência Social, Obras e Companhia de Limpeza, estão no local, atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, prestando socorro às vítimas e apoio para vizinhos, amigos e familiares".

A administração também informou que desde 2013 “investiu mais de R$ 150 milhões em obras de contenção em 50 encostas da cidade”.

Deslizamento - José Lucena/Futura Press - José Lucena/Futura Press
Moradores observam trabalho das equipes de resgate após deslizamento em Niterói (RJ)
Imagem: José Lucena/Futura Press

Oito anos da tragédia no morro do Bumba

O desmoronamento aconteceu em Niterói, mesmo município da tragédia no morro do Bumba em abril de 2010, quando uma tempestade causou deslizamentos e deixou 48 mortos, além de milhares de desabrigados.

Oito anos após a tragédia, famílias atingidas ainda cobram as promessas de moradia. Alguns voltaram a morar no Bumba, mesmo com a prefeitura interditando as casas do local, por conta do risco de novos deslizamentos.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Niterói afirmou que nos últimos cinco anos, o município investiu R$ 150 milhões em mais de 50 obras de contenção de encostas em diversas regiões da cidade.

Deslizamento Niterói - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Morador leva água para as equipes de resgate
Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

(Com agências de notícias)