Governo autoriza saque antecipado de benefício a 774 pessoas em Brumadinho
O governo federal informou hoje que 774 pessoas com deficiência e idosos acima de 65 anos que moram em Brumadinho (MG) vão poder sacar antecipadamente um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir do próximo dia 22, em decorrência do rompimento da barragem da Vale no dia 25 do mês passado.
A portaria que regulamenta a antecipação do pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada), autorizada por decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na última sexta-feira (8), foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A medida foi motivada pelo estado de calamidade pública na cidade mineira.
O BPC é de um salário mínimo (R$ 998) para cada beneficiário. De acordo com a portaria, a antecipação vale "enquanto perdurar a situação". O calendário de pagamentos do INSS varia conforme o final do cartão do beneficiário. As primeiras parcelas, referentes a fevereiro, começariam a ser pagas no dia 22, e as últimas, em 12 de março (para quem tem cartão com final 9).
O instrumento foi publicado pelo Ministério da Cidadania em parceria com o da Economia. A informação consta em nota divulgada pela Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas a Desastres, criado logo após o desastre pelo governo federal. O grupo atua na articulação dos esforços dos ministérios em apoio à população de Brumadinho.
Até ontem, as autoridades mineiras haviam confirmado a morte de 165 pessoas e o desaparecimento de outras 160 como resultado do rompimento da barragem de rejeito de minérios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.