Topo

Três morrem em enxurrada em Teresina (PI); há cerca de 40 feridos

Aliny Gama

Colaboração em Maceió, para o UOL

05/04/2019 01h58Atualizada em 05/04/2019 11h00

Uma enxurrada matou três pessoas, feriu mais de 40 e arrastou mais de 30 casas após o rompimento de uma "lagoa artificial" formada dentro de um clube abandonado, no Parque Rodoviário, na zona sul de Teresina (PI), na noite de ontem. A água da chuva ficou represada no final do terreno em declive junto a um muro, que rompeu após o grande volume de água acumulado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas fatais são Maria das Gracas Bacelar de Holanda, de 71 anos, uma criança de 3 anos e sete meses e um líder comunitário, de 58 anos. Os dois ultimos não tiveram a identidade divulgada. A causa das mortes das vítimas fatais não foi informada.

Chovia forte quando o acidente aconteceu, e o transbordo de uma piscina dentro do terreno contribuiu para o desastre.

"O terreno do clube é irregular, e a água foi acumulando junto ao muro, fazendo uma espécie de 'lagoa'. Quando a chuva forte veio, a piscina transbordou, o bueiro estourou, a força da água rompeu o muro, e as casas foram sendo invadidas e arrastadas pela água", disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Juarez Júnior.

O acidente aconteceu por volta das 21h, no bairro Parque Rodoviário, na zona Sul da capital piauiense. As informações iniciais são de que o clube abandonado pertencia à antiga Telemar.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal estimam que a água tenha invadido cerca de 100 casas e arrastado outras 30. Na manhã de hoje, equipes dos dois órgãos estão vistoriando a área e contabilizando o número de imóveis afetados e de pessoas desabrigadas.

"Estamos pegando dados e coletando o número de famílias que estão precisando de abrigo, casas afetadas, casas destruídas. Tem algumas residências com risco de desmoronamento e estamos retirando as pessoas de dentro dessa área de risco", explicou o tenente Veloso, dos Bombeiros do Piauí.

Houve pânico no momento em que a enxurrada tomou o local. Moradores relataram que conseguiram se salvar saindo pelo telhado das casas.

Chovia forte quando o acidente aconteceu, e o transbordo de uma piscina dentro do terreno contribuiu para o desastre. - João Allbert/Futura Press/Estadão Conteúdo  - João Allbert/Futura Press/Estadão Conteúdo
Chovia forte quando o acidente aconteceu, e o transbordo de uma piscina dentro do terreno contribuiu para o desastre.
Imagem: João Allbert/Futura Press/Estadão Conteúdo

Os Bombeiros contabilizaram que 40 pessoas ficaram feridas. Entretanto, o HUT (Hospital de Urgência de Teresina) informou que 11 pessoas deram entrada na unidade em busca de socorro médico. O hospital disse que a maioria dos feridos já recebeu alta, ficando apenas dua pessoas internadas e elas não correm risco de morte. Todas as equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas ao local para fazer o socorro das vítimas. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também participou do resgate.

Segundo os Bombeiros, as equipes estão fazendo rastreamento da área e apurando se há desaparecidos. Já a Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) divulgou que há desaparecidos, mas não soube confirmar o número de pessoas. A secretaria disse que os desabrigados que não estão em casa de parentes estão na Igreja Morada Nova.

Por volta das 2h de hoje, a chuva tinha cessado, e a água escoou para o rio Poti. As ruas ficaram repletas de lama. Ao amanhecer foi possível ver a destruição causada pela força da água. Dezenas de casas tiveram paredes e telhados arrastados. Nas ruas há muitas pedras e há veículos revirados. Pelo menos um carro e três motocicletas ficaram danificadas com a enxurrada.

Prefeito esteve no local

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), disse que não há registro de denúncias de problemas no local, mas que vão ser apuradas as responsabilidades. Ele esteve no local ainda na madrugada e informou que a prefeitura dará assistência as vítimas. Equipe de assistentes sociais está no local desde a madrugada atendendo os desabrigados e fazendo o cadastramento de todos os afetados.

"As informações são muito desencontradas ainda. Estamos vendo in loco todas as consequências desse desastre e vamos buscar amenizar essa dor. Até o momento não consta denúncia sobre essa lagoa que se formou nesse clube abandonado, mas vamos apurar para saber o que aconteceu", disse o prefeito de Teresina.

As autoridades ainda não informaram o índice pluviométrico, mas as chuvas que desencadearam o incidente vêm ocorrendo desde a última terça-feira (2) na capital piauiense.

Situação de emergência

Firmino Filho decretou situação de emergência em Teresina, nesta quinta-feira (4), devido aos danos causados pelas chuvas e ao aumento do nível dos rios Poti e Parnaíba, que cortam a capital. O decreto diminui a burocratização na contratação de serviços emergenciais.

Segundo dados da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o rio Poti atingiu a cota máxima de risco de inundação. Na tarde de ontem, a medição apontou que o rio já passava dos nove metros de altura em Teresina.