Topo

Motorista atropela 5 manifestantes em Niterói (RJ); veja o vídeo

Motorista atropela manifestantes em Niterói (RJ)

UOL Notícias

Igor Mello

Do UOL, no Rio

14/06/2019 13h58

Um motorista avançou contra um grupo de manifestantes e deixou ao menos cinco feridos em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã de hoje. Um grupo de estudantes, professores e servidores da UFF (Universidade Federal Fluminense) interditava uma via como parte das mobilizações da greve geral contra a reforma da Previdência, convocada por centrais sindicais e movimentos sociais.

Os manifestantes estavam concentrados em frente ao Huap (Hospital Universitário Antonio Pedro, da UFF), por volta das 7h, quando houve o atropelamento. O protesto interditava a avenida Marquês do Paraná, um dos principais acessos à ponte Rio-Niterói, mas transcorria de modo pacífico.

14.jun.2019 - Homem atropela manifestantes durante protesto pela greve geral em Niterói (RJ)  - Samuel Tosta/Especial para a Aduff - Samuel Tosta/Especial para a Aduff
14.jun.2019 - Homem atropela manifestantes durante protesto pela greve geral em Niterói (RJ)
Imagem: Samuel Tosta/Especial para a Aduff

De acordo com Marina Tedesco, presidente da Aduff (Associação de Docentes da UFF), não houve nenhum tipo de discussão ou desentendimento prévio com o homem, que dirigia um veículo Fox vermelho. O motorista então avançou com o carro contra um grupo de manifestantes que segurava uma faixa.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram pessoas sendo jogadas no chão pelo veículo, que seguiu em alta velocidade sem prestar socorro.

De acordo com a Aduff, duas professoras e ao menos três estudantes foram feridos no incidente. As duas mulheres, que sofreram lesões, na perna e na cabeça, respectivamente, foram levadas para unidades de saúde em Niterói, mas já foram liberadas. Os estudantes sofreram escoriações e foram atendidos no local.

Para Marina Tedesco, o atropelamento revela um ato de intolerância contra ativistas políticos. "A nossa avaliação é de que essa atitude não pode ser vista como isolada. Pertence a um discurso de ódio contra quem pensa de maneira contrária", afirma.

14.jun.2019 - Homem atropela manifestantes durante protesto pela greve geral em Niterói (RJ)  - Samuel Tosta/Especial para a Aduff - Samuel Tosta/Especial para a Aduff
14.jun.2019 - Homem atropela manifestantes durante protesto pela greve geral em Niterói (RJ)
Imagem: Samuel Tosta/Especial para a Aduff

"O cidadão achou que tem o direito de, só por não concordar com a manifestação, atentar contra a vida das pessoas. Aquilo poderia ter resultado em um homicídio ou em sequelas irreversíveis", completa.

De acordo com ela, fotos e vídeos já foram repassados à polícia. Até as 13h50, o motorista não havia sido localizado.

No Rio, manifestações na avenida Brasil e no acesso à ponte Rio-Niterói (onde a polícia chegou a usar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes) causaram congestionamentos.

Não houve prejuízos aos transportes públicos por conta das mobilizações. Há a previsão de novos protestos a partir das 15h na Candelária, no centro da cidade.