Topo

Semana deve ser mais fria do ano, mas calor volta rápido, diz meteorologia

Mulher se protege do frio na avenida Paulista, em São Paulo, em foto de 2013 - Rivaldo Gomes/Folhapress
Mulher se protege do frio na avenida Paulista, em São Paulo, em foto de 2013 Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Luciana Quierati

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 04h01

Oficialmente, o inverno começou em 21 de junho, mas, na prática, os efeitos começam a ser percebidos só nesta semana em grande parte do Brasil. As temperaturas baixas chegaram à região Sul ontem e devem ser notadas em capitais como São Paulo e Rio entre sexta e sábado (6). O calor, no entanto, deve voltar rapidamente, segundo Climatempo e Inmet.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê temperaturas de -6 ºC em áreas serranas no Sul. No Sudeste e no Centro-Oeste, os termômetros podem ficar perto de 0º C. Bahia e áreas do centro-norte do Goiás poderão ter 10ºC.

Após a mudança brusca na temperatura, o meteorologista João Luiz Martins Basso, da Climatempo, diz que os próximos dias terão um frio comum de inverno. Ele não descarta recordes em algumas regiões mais altas.

Segundo a Climatempo, o frio intenso deve ser sentido até domingo, com elevação gradativa das temperaturas a partir de segunda-feira (8).O El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico), diz o instituto, explica o calor.

Como ficam algumas capitais

  • São Paulo: nesta quarta-feira, pode haver chuva, mas não em todo o estado - na Grande SP, deve chover à noite; o tempo muda de vez na quinta e sexta-feira, com mínima prevista de 7ºC, segundo a Climatempo;
  • Rio de Janeiro: chuva a partir de quinta, e temperatura mais baixa a partir de sexta, com mínima de 14 ºC no sábado;
  • Belo Horizonte: cidade pode ter temperatura abaixo de 10ºC no domingo e na segunda-feira;
  • Porto Alegre: o frio já é sentido desde ontem - na última tarde, os termômetros marcaram 14 ºC no aeroporto Salgado Filho;
  • Florianópolis: a mínima prevista é de 8 ºC na sexta-feira e de 4ºC no sábado;
  • Curitiba: deve fazer 5 ºC de mínima na sexta e 0 no sábado.

Geada e neve

Nesta semana, o Sul do país e áreas do Centro-Oeste e Sudeste poderão ter geada rigorosa - que pode prejudicar a agricultura.

A geada pode atingir inclusive a Grande São Paulo, o centro, o oeste e o sul de Minas Gerais, além de áreas serranas e localizadas no sul do estado do Rio de Janeiro.

Ainda no Sul do país, pode nevar entre sexta e sábado, especificamente nas serras gaúcha e catarinense.

Friagem na região Norte

Segundo o meteorologista João Basso, os estados da região Norte poderão sentir a chamada friagem. Ou seja, o frio será forte o suficiente para fazer áreas de temperaturas altas, como Acre, sul do Amazonas e Rondônia, registrarem 15ºC ou 16ºC em alguns períodos do dia.

"Essas áreas podem sentir friagem no começo da manhã e no fim da noite, por exemplo", explica o meteorologista.

Possibilidade de chuva

Antes do frio intenso, segundo a Climatempo, vários estados deverão ter chuvas fortes e raios.

Nesta primeira semana de julho, a chuva deve atingir todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

É possível que a precipitação chegue até o Distrito Federal, e, de forma menos intensa, a Rondônia, Acre, sul do Amazonas e Bahia.

Saiba qual é a previsão do tempo para terça-feira

Band Notí­cias
Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria informou incorretamente que a previsão em São Paulo é de temperatura máxima de 7ºC. Na verdade, a previsão é de temperatura mínima de 7ºC. A informação foi corrigida.