Prefeitura do Rio vai oferecer implante de microchip gratuito em animais
Hoje (16), a Prefeitura do Rio anunciou que vai oferecer o implante de microchip em animais castrados de forma gratuita. A iniciativa faz parte do programa Sisbicho, plataforma digital que viabiliza o Registro Geral de Animais (RGA) para o cadastro de cães, gatos e outros pets domésticos.
O RGA foi instituído pelo prefeito Marcello Crivella e obriga cães e gatos comercializados ou doados a terem um microchip implantado.
"É um procedimento rápido, quase indolor e não precisa de anestesia. O microchip é quase microscópico, cabe dentro de uma agulha que aplica o aparelho sob a pele". explica Flávio Graça, médico-veterinário e superintendente de Educação Subsecretaria de Vigiância Sanitária e Controle de Zoonoses do Rio (Subvisa).
Através do Sisbicho, os donos dos animais poderão fazer o cadastro online e gratuito dos animais domésticos com microchip, que terão carteira oficial de identificação com foto.
O registro contém dados como nome, raça, data de nascimento e o número do chip, que facilita o embarque dos bichos em voos e auxilia na localização de fugitivos, perdidos ou roubados.
A implementação da plataforma de cadastro de pets é uma parceria da Subvisa com a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio).
Os estabelecimentos que não aderirem ao cadastro e implementação dos microchips estarão sujeitos a multas, interdições e perda da guarda do pet, além de outras punições previstas na Lei Municipal 6435, que garante a proteção e o bem-estar aos animais da cidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.