Topo

Pai passa mal em sepultamento de jovem morta após troca de pneu em Bariri

Wagner Carvalho

Colaboração para o UOL, em Bariri

26/09/2019 16h36

A despedida da jovem Mariana Forti Bazza, 19 anos, ocorreu sob forte comoção no início da tarde de hoje (26), no Cemitério Municipal de Bariri, distante 340 km de São Paulo. Uma multidão entre parentes e amigos se reuniu no velório municipal e acompanhou o sepultamento da jovem, desaparecida na terça-feira. O pai da jovem, Airton Forti Bazza, teve de ser socorrido por uma ambulância após passar mal durante o enterro.

Não foi apenas no sepultamento que o pai teve de ser ajudado pela forte carga emocional vivida com a morte da filha. Ele e a mãe Marlene Aparecida Forti Bazza precisaram ser amparados e medicados diversas vezes nas pouco mais de 10 horas do velório que começou por volta das 3h. Entre um abraço e outro dos familiares, tanto o pai quanto a mãe abraçavam o caixão e baixinho falavam com a filha. "'Eu te amo filha, sempre vou te amar', 'o pai tá aqui, você não está sozinha, nunca vai ficar'", disse por várias vezes.

Minutos antes do sepultamento, o namorado Jeferson Viana ficou ao lado do caixão, ressaltando o quanto Mariana era especial para ele, para a família e para todos que a conheciam. "Ela não era só uma namorada, longe disso, era amiga, parceira sempre, do meu lado em todas as ocasiões, eu tenho que agradecer a Deus por tido o privilégio de ter você do meu lado, te amo eternamente", disse, antes de pedir uma salva de palmas.

Pai de Mariana Bazza - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL
Airton Bazza, pai de Mariana, teve de ser socorrido por ambulância durante sepultamento
Imagem: Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL

Em seguida, o pai se aproximou do caixão da filha. Amparado pelo irmão, ele lamentou a perda da filha e questionou até quando essa violência vai acabar com famílias como a dele. "No domingo, eu vi minha filha estudar o dia inteiro, ela tinha um sonho, tinha objetivo na vida. Na segunda ela fez a prova e tirou 10. No outro dia, esse monstro acabou com a minha vida, com a minha família", lamentou.

Logo após a despedida, Airton Bazza passou mal enquanto o corpo da filha era sepultado e precisou ser socorrido por uma ambulância até a Santa Casa da cidade. A mãe, Marlene Bazza, colocou uma rosa sobre o caixão da filha, deu um beijo na tampa e disse: "vai com Deus e com o meu amor filha".

O namorado Jeferson Viana também colocou uma flor sobre o caixão de Mariana. Cerca de 800 pessoas acompanharam o sepultamento da jovem.

Amigas exaltam Mariana

Enterro Mariana Bazza - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL
Familiares e amigos exaltaram as qualidades de Mariana durante sepultamento
Imagem: Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL

Lorena Lorrye, 24 anos, foi se despedir da amiga de infância e se mostrou ainda atônita com a morte. "Ainda não dá pra acreditar que é ela que está naquele caixão, ainda mais ele fechado, parece que tudo vai acabar e a minha amiga vai aparecer sorridente do meu lado", lamentou. Lorena contou que o namoro entre Mariana e Jeferson Viana teve um "dedinho" dela. "Foi numa viagem na praia que eles se conheceram, meu marido e eu que apresentamos um ao outro, e formou esse casal tão lindo", disse.

Vanessa Custódio, 19 anos, também amiga de Mariana, contou que as duas se conheceram na faculdade e que mesmo sendo de cursos diferentes, o carinho só crescia. "Ela me contava dos planos para se casar, de comprar terreno, de construir casa. Ela sonhava com esse momento", contou.

A tia da jovem Eliane Forti Firmani pediu que as pessoas orem tanto pela sobrinha Mariana quanto para que os pais da jovem consigam força para suportar tudo isso. "Ela era filha única, nossa joia rara, estávamos contando os dias para que chegasse sua formatura, a gente ia ter uma fisioterapeuta em casa, graças à determinação dela e a luta do pai para pagar os estudos", contou.

Sepultamento Mariana Bazza - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL - Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL
Cerca de 800 pessoas compareceram ao sepultamento da jovem
Imagem: Wagner Carvalho/Colaboração para o UOL

O crime

Mariana e a amiga saíram da academia por volta das 8h de ontem (24). A colega disse à polícia que pegou sua motocicleta e saiu em direção ao trabalho. Já Mariana, segundo câmeras de segurança que estão de posse da Polícia Civil, dirigiu-se até seu veículo e notou que o pneu estava murcho.

Nesse instante, as câmeras flagraram um homem se aproximar dela e oferecer ajuda para a troca do pneu. O rapaz conversou com Mariana e logo em seguida se dirigiu para uma chácara em frente à academia. Ainda de acordo com as imagens do circuito interno de segurança, após conversar com o rapaz, Mariana entrou no carro e o guiou para dentro da chácara. Cerca de 1 hora depois, o veículo saiu do local, mas não é possível identificar pela gravação quem está no volante.

Uma pessoa saiu pela porta do motorista, voltou após alguns segundos e arrancou com o veículo. Cerca de uma hora depois, o acusado retornou com o veículo de Mariana para o interior da Chácara, ficou mais cerca de 30 minutos e saiu novamente. Toda essa ação foi flagrada pelas câmeras de vigilância da academia frequentada pela jovem.
Enquanto o rapaz trocava o pneu do carro, Mariana chegou a fotografá-lo e, numa rápida conversa por uma rede social, enviou a foto para seu namorado.

"Ela não mandou porque estava com medo ou receosa, mandou para me mostrar o que tinha acontecido, mal sabia ela que aquela foto ajudaria a esclarecer sua morte", comentou Jeferson Viana.

O suspeito Rodrigo Pereira Alves, conhecido como Rodriguinho, 33 anos, confessou ter matado a jovem a facadas, segundo a polícia. O corpo de Mariana foi encontrado por volta do meio-dia de ontem (25). Rodriguinho estava preso até pouco menos de um mês atrás. Ele tem passagem por furto, extorsão, tentativa de latrocínio contra uma policial civil, estupro e outros delitos. Ao todo passou 12 de seus 33 anos no sistema prisional.