Topo

"Maníaco do ácido" é preso suspeito de atacar pessoas para assustar mulher

Wanderlei da Silva Camargo Junior, 48, foi preso em Curitiba - Divulgação/Polícia Civil
Wanderlei da Silva Camargo Junior, 48, foi preso em Curitiba Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

07/10/2019 14h10

Um empresário de 48 anos foi preso em Curitiba suspeito de atacar cinco pessoas com ácido sulfúrico em Porto Alegre, em junho deste ano. Entre as vítimas estão um homem e quatro mulheres - uma delas teve queimaduras no rosto - escolhidas de maneira aleatória por ele. Chamado de "maníaco do ácido", Wanderlei da Silva Camargo Junior foi detido na última sexta-feira (4) em sua casa.

Segundo o delegado Luciano Coelho, responsável pela investigação, o homem teria provocado os ataques para demonstrar para a namorada que Porto Alegre era uma cidade "muito perigosa" e, com isso, convencê-la a se mudar para Curitiba.

"Na mente dele, ele resolveu amedrontá-la de alguma forma. Dizer: 'olha o que eu posso fazer, vem morar comigo no Paraná'", disse o delegado.

Os locais onde as cinco pessoas foram abordadas eram de circulação da mulher. O casal estava em processo de separação e teria terminado o relacionamento em agosto, conforme o delegado. Na ocasião, a mulher conseguiu uma medida protetiva contra ele.

Para os crimes, segundo a polícia, o empresário alugou três veículos diferentes e, por meio do GPS dos carros, a polícia conseguiu chegar até ele. Segundo adiretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Adriana Regina da Costa, imagens de câmeras ajudaram a identificar um HB20 utilizado pelo homem.

"A gente tentou identificar todos os veículos HB20 emplacados na capital, no modelo e ano que apareciam nas imagens. Passamos a identificar os proprietários desses veículos e tentar verificar se algum daqueles carros seria o envolvido no fato", afirmou a delegada.

Buscas em locadoras de veículos também passaram a ser realizadas. Os investigadores conseguiram verificar que os carros foram alugados entre 15 a 25 de junho em diferentes estabelecimentos. O suspeito ainda teria roubado uma placa de um carro em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, e colocado em um dos veículos utilizados nos ataques.

Vítima atacada com ácido em Porto Alegre; o suspeito é Wanderlei da Silva Camargo Junior, 48 - Divulgação/Polícia Civil - Divulgação/Polícia Civil
Vítima atacada com ácido em Porto Alegre
Imagem: Divulgação/Polícia Civil
Além dos ataques, o homem é investigado pela polícia por lançar para dentro de uma residência uma carta enrolada em uma pedra. No papel, ele incitava o morador da casa a adquirir o ácido e atacar outras pessoas. Caso contrário, seria a próxima vítima.

"Parabéns!Tu foi mais uma pessoa escolhida de muitas que ainda serão. Tu tem exatamente até o dia 20 de julho para realizar a tua missão. Tua missão será jogar o produto em duas pessoas", diz trecho da carta. Segundo a delegada, o empresário teria tomado um avião de Curitiba para Porto Alegre apenas para lançar a carta. A intenção dele era despistar as investigações.

Em depoimento à polícia, o homem declarou que só iria se manifestar em juízo. Entretanto, informalmente, Camargo Junior confirmou ter praticado os ataques, segundo a polícia. O empresário foi levado a Porto Alegre, para o Presídio Central. Ele vai responder por lesões corporais, furto de placa e adulteração de placa.

As vítimas seguem sendo acompanhadas e, segundo a delegada, vão passar por novo exame para verificar a extensão dos ferimentos.