Chuva de granizo mata mulher e muda paisagem em cidade de MG
Uma mulher de 46 anos morreu após ser atingida por uma árvore em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O acidente ocorreu no final da tarde de ontem, quando uma chuva de granizo atingiu a cidade de 43 mil habitantes, a 389 km de Belo Horizonte.
Vídeos postados por moradores em redes sociais mostram ruas e a BR-459 tomadas por grandes pedras de gelo, modificando a paisagem e deixando as pessoas impressionadas.
O granizo caiu por cerca de 40 minutos. A Defesa Civil informou que 50 árvores caíram, carros foram amassados, um posto de combustíveis e o galpão de uma indústria também foram danificados. A prefeitura ainda não calculou os prejuízos, mas deverá decretar situação de emergência.
Na zona rural, a região mais afetada foi a da estrada do Pouso do Campo, onde uma árvore caiu sobre Ilda Leandro de Jesus Paiva. Ela não resistiu.
Na mesma via, foi necessário socorrer três veículos que ficaram presos entre várias árvores. Ninguém se feriu, mas o coordenador da Defesa Civil diz ter ficado assustado com o que viu enquanto dirigia. "Eu fui lá socorrer, parecia que estava andando na neve. Nem parecia que estávamos no Brasil", afirma Giácomo Costanti.
Morando na cidade há 45 anos, o prefeito da cidade, Wander Wilson Chaves (PPS), explica nunca ter presenciado nada igual. "Eu nunca vi uma chuva assim tão forte desde que eu vim pra cá estudar (em 1974) e fiquei. Devo decretar amanhã (hoje) situação de emergência", explicou.
A BR-459, que liga Poços de Caldas (MG) ao Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e passa por Santa Rita do Sapucaí, chegou a ficar fechada para retirada de árvores mas foi liberada, de acordo com a Defesa Civil, que estimou falta de energia elétrica em cerca de 80% da cidade. O problema está sendo solucionado gradativamente.
O UOL procurou a Cemig, a companhia de energia do estado. Segundo a empresa, a chuva provocou danos ao sistema elétrico, interrompendo o fornecimento de energia em vários pontos da cidade.
De acordo com a nota, 95% dos clientes prejudicados tiveram o serviço restabelecido durante a madrugada e o restante deverá ser normalizado até o fim da tarde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.