Topo

Esse conteúdo é antigo

Detentos fogem de centro de detenção provisória na zona leste de SP

11.ago.2006 - Imagem de arquivo de movimentação em frente ao CDP Belém - Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
11.ago.2006 - Imagem de arquivo de movimentação em frente ao CDP Belém Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 11h15

Um grupo de detentos da ala do semiaberto fugiu ontem do CDP (Centro de Detenção Provisória) II de Chácara Belém, na zona leste de São Paulo. A unidade fica localizada na avenida Condessa Elizabete Robiano, número 900, no Belém.

De acordo informações da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de São Paulo, os treze detentos estavam fora das celas, no pátio da unidade, pois havia acabado o horário de visitas às 16h.

Os agentes realizavam a contagem quando o grupo pulou o alambrado. A Polícia Militar foi acionada e os demais presos foram trancados em suas celas. Um boletim de ocorrência foi registrado.

Ainda segundo a SAP, quando recapturados, os detentos regredirão de regime, voltando ao fechado.

"A SAP esclarece que as alas e unidades de regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e responsabilidade, do que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão", diz comunicado da pasta.

De acordo com a secretaria, a direção do CDP ll de Chácara Belém vai aumentar o número de funcionários do posto e a altura do alambrado, além de colocar ofendículo no alto deste, para inibir novas evasões.