Topo

Líder de ato no domingo agora apela para isolamento que evitará "tragédia"

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/03/2020 22h53

Dois dias após liderar o ato a favor do presidente Jair Bolsonaro e contra o Congresso que reuniu centenas de pessoas em Maceió, o empresário e pré-candidato a vereador Leonardo Dias (PSD) fez uma postagem hoje criticando a atuação dos governos e recomendou que a população fique em casa para evitar o contágio do coronavírus.

"Não adianta você ficar falando de carnaval, de metrô, de ônibus ou de manifestação. Ou o brasileiro se dá conta da ameaça que é o coronavírus, ou teremos uma grande tragédia em nosso país", disse o empresário.

Conservador, Dias é um dos maiores defensores do presidente Bolsonaro no estado e fundador do Movimento Brasil.

No domingo, com uma máscara pintada de verde e amarelo com as palavras "congresso vírus", Dias discursou para centenas de pessoas de cima do trio elétrico que passeou pela beira-mar da capital alagoana. Na frente do prédio onde mora o senador Renan Calheiros (MDB-AL), incitou gritos de "Fora, Renan", em protesto contra o pai do governador Renan Filho (MDB).

Apesar de já haver críticas dos especialistas sobre a realização dos atos e de aglomeração diante da emergência em saúde pública por conta do coronavírus no domingo, Dias ignorou os riscos e publicou que a manifestação foi um "ato heroico e de patriotismo".

Na postagem desta noite, sem citar nomes, ele fez críticas a "todos os governantes" por conta da atuação na resposta à pandemia.

"Nossos governantes demoraram a adotar medidas. Todos eles. Todos têm culpa. Nós também temos. Evitem sair de casa. Evitem lugares fechados, com aglomerações de pessoas ou, em pouquíssimo tempo, estaremos literalmente presos em nossas casas. Chega de memes e de teorias da conspiração", diz.

Mais cedo, entretanto, ele comentou em outra postagem que o governador de Alagoas acertou ao proibir eventos com mais de cem pessoas, mas cobrou a suspensão das aulas na rede pública. Horas depois, entretanto, Renan Filho anunciou que as aulas estavam suspensas.