Topo

Esse conteúdo é antigo

Toffoli evita responder sobre atos que pediram fechamento do STF

Sergio Lima/AFP
Imagem: Sergio Lima/AFP

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

16/03/2020 20h45

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, evitou se manifestar sobre pedidos de fechamento da Corte, feitos por manifestantes que participaram do ato de apoio ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) ontem. A Constituição veda o fechamento do STF e do Congresso.

O presidente do poder Judiciário foi questionado ao menos duas vezes por jornalistas, durante entrevista coletiva. "Essas manifestações de ontem não foram pauta da reunião de hoje", disse Toffoli.

As perguntas foram feitas após reunião convocada pelo ministro junto aos membros das Cortes Superiores do Judiciário, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A reunião não teve participação de Bolsonaro.

Outra jornalista perguntou se não causava desconforto a presença de Bolsonaro nos ato que tinham faixas pedindo fechamento do Congresso e Supremo. "Esse ato não foi objeto da reunião. Estou aqui para falar da reunião", respondeu Toffoli.

O presidente do STF justificou que Mandetta representava o governo Bolsonaro. "O Executivo estava presente no seu ministro da Saúde. O presidente Bolsonaro está o tempo todo com seu ministro da Saúde, aliás, ele escolheu o ministro da Saúde. Que é um excelente ministro", afirmou.