Bares de BH podem fechar e prefeito elogia ação: 'Não estou afim de morrer'
O governo de Minas Gerais deve anunciar, nos próximos dias, o fechamento de bares na região metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi elogiada pelo prefeito de BH, Alexandre Kalil, na tarde de hoje: "Preciso cumprimentar o governo por isso". A cidade teve o primeiro caso de coronavírus confirmado anteontem.
Em live no Facebook nesta tarde, Kalil afirmou que o governo não deve arcar sozinho com o ônus de anunciar medidas drásticas, como o fechamento de estabelecimentos, e pediu que o poder público ajude a financiar pequenos produtores que serão mais afetados pela quarentena. Restaurantes populares funcionarão normalmente, desde que as pessoas deixem o local rapidamente.
"Essa tragédia acaba em pouco tempo, se a gente respeitar a guerra, ou vai demorar para passar. Isso depende de vocês, depende de nós", disse.
Entre as medidas anunciadas, estão a suspensão de velórios, com enterros ocorrendo de maneira breve, suspensão de feiras, shows, e fechamento de clubes.
O prefeito, com 60 anos, também mencionou ser parte do grupo de risco e pediu que a população se atente às medidas de proteção e segurança. "Não estou afim de morrer por descaso, por ignorar uma grave crise", declarou.
Os prédios públicos serão esvaziados e todos os servidores do município trabalharão de home office. Já os profissionais da saúde pública municipal terão ferias adidas ou interrompidas.
Kalil acrescentou que é momento de unir forças: "O vírus não escolhe, não tem partido."
Câmara fechada
Nesta tarde, o vereador Gabriel Azevedo (sem partido) anunciou ter sido diagnosticado com coronavírus. A Câmara Municipal decidiu isolar todos os funcionários e decretou ponto facultativo a partir das 15h30 de hoje.
Ainda esta manhã, a Prefeitura anunciou um comitê para enfrentar a pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.