Coronavírus: Casal volta da Europa, faz festa e vai parar na delegacia
Em meio a pandemia do novo coronavírus, um casal que recentemente voltou da Europa foi levado para a delegacia na noite de sexta-feira (3) após fazer um churrasco com a presença de amigos, desrespeitando o isolamento social determinado pelas autoridades. O caso aconteceu em Paranaíba, no leste do Mato Grosso do Sul.
O rapaz, identificado como Fernando Faria Carvalho, 26, e sua esposa, Laila Martins Prado, 25, voltaram quinta-feira (2) de uma viagem que fizeram à Bélgica e, segundo a polícia local, não estavam respeitando o período de quarentena, tampouco as medidas preventivas, das quais haviam sido notificados assim que retornaram à cidade. O UOL não conseguiu contato com a defesa do casal.
Eles continuavam passeando normalmente pelas ruas e fazendo compras em vários mercados, de acordo com as autoridades.
Na noite de sexta-feira, a Vigilância Sanitária local recebeu denúncias de que o casal estaria fazendo uma "festinha de boas-vindas" com a presença de amigos.
De acordo com Giani Gonsales Machado, da Vigilância Sanitária, ao chegar ao local, a dona da casa, mãe de Carvalho, autorizou a entrada da equipe.
Machado repreendeu o casal e os convidados que estavam na casa, e pediu que eles finalizassem a festa.
Segundo o relato dela, Carvalho se alterou e começou a brigar com a mãe, por ter permitido a entrada dos fiscais, além de ofender a equipe com xingamentos.
A Polícia Militar foi acionada e diz que, quando chegou à residência, também teve dificuldades para dialogar com os moradores.
"Quando chegamos lá, vi a churrasqueira na calçada, o carro também em cima da calçada com o som alto e os agentes da Vigilância Sanitária na casa do lado esperando a gente chegar", disse o soldado Diego Daniel Augusto Barbosa.
"O pessoal estava exaltado porque já tinha ingerido bebida alcoólica. E deu trabalho, porque não pode chegar muito perto para poder conter. E nós já ficamos a uma distância de um metro e pouquinho. Foi complicado aquela situação", afirmou.
Para prevenir o contágio da covid-19, a Polícia Militar está usando máscaras, luvas, álcool normal e álcool em gel, além de evitar qualquer aproximação com as pessoas.
"Após muita conversa minha e de outro cabo, conseguimos controlar a situação. Eles foram para a delegacia no carro próprio deles escoltado por duas viaturas da polícia e mais as motos, isso para não ter muito contato físico".
Na delegacia, o casal assinou um termo de responsabilidade e foi liberado em seguida. O caso foi registrado como infração de medida sanitária preventiva, de acordo com o artigo 268, do código penal, desobediência e desacato à autoridade.
"Hoje [sábado] o casal foi advertido novamente e ficou ciente de que a desobediência ensejará um pedido de prisão preventiva ao judiciário para cumprimento do isolamento", ressalta o delegado regional de Paranaíba, Wallace Martins Borges.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.