Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é ferido e GCM tem nariz quebrado em ação pela quarentena em SP

Subinspetor da GCM de Carapicuíba teve o nariz fraturado durante conflito na ação - Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba
Subinspetor da GCM de Carapicuíba teve o nariz fraturado durante conflito na ação Imagem: Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 10h49

Uma ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para garantir o respeito à quarentena pelo coronavírus terminou com consequências mais sérias na cidade de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Na noite da última quinta-feira, um homem acabou ferido por bala de borracha e um guarda teve o nariz quebrado na tentativa de acabar com uma festa em um lava-rápido.

A GCM foi chamada por vizinhos que denunciaram a aglomeração de pessoas e a perturbação de sossego pelo barulho da festa, já que a confraternização infringia o decreto da quarentena e as medidas de distanciamento social. Na chegada ao local, segundo a Prefeitura de Carapicuíba, "os guardas foram recebidos com agressões por cerca de 20 indivíduos".

O município também confirmou em nota que os guardas fizeram uso de munição não letal e acabaram por atingir a mão de uma das pessoas da festa. Houve conflito com os frequentadores e o guarda Humberto Tedesco também acabou ferido. "O subinspetor da GCM teve o nariz fraturado, conforme consta no Boletim de Ocorrência por lesão corporal", afirma o comunicado.

"A Secretaria de Segurança informa que os guardas, em menor número, agiram em legítima defesa", diz a nota. "Ainda assim, será aberta sindicância na Corregedoria para apuração dos fatos".

Carapicuíba está em estado de quarentena desde o último dia 21 de março. Nos primeiros dias do decreto que impediu a abertura de comércios não essenciais, a GCM disse que chegou a fechar mais de 200 estabelecimentos.