Topo

Esse conteúdo é antigo

RS: Aos 84 e 61, pai e filho se curam do coronavírus e recebem alta

Honorino Bassi, 84 anos, e seu filho Alceu Antonio Bassi, 61 anos, estavam internados há 15 dias - Scheila Zang/Hospital São Vicente de Paulo
Honorino Bassi, 84 anos, e seu filho Alceu Antonio Bassi, 61 anos, estavam internados há 15 dias Imagem: Scheila Zang/Hospital São Vicente de Paulo

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

07/04/2020 18h38

Sob aplausos, pai e filho receberam alta ontem do Hospital São Vicente de Paulo, no Norte do Rio Grande do Sul, após se curarem do coronavírus. Os agricultores Honorino Bassi, 84 anos, e seu filho Alceu Antonio Bassi, 61 anos, estavam internados há 15 dias e agora podem retornar para casa em Marau, na mesma região.

Devido à idade, os dois integram o grupo de risco e eram os primeiros pacientes a chegar ao hospital com diagnóstico para a covid-19. Agora, mesmo fora da casa de saúde, os dois seguem em recuperação e sendo monitorados.

A esposa de Alceu conta que acompanhou com apreensão a recuperação do marido e do sogro. "No começo foi muito difícil, mas, aos poucos, graças ao trabalho da equipe eles começaram a dar a volta por cima e hoje estão podendo ir para casa. Nosso desejo é que esse problemão passe logo, não atinja mais vidas."

A coordenadora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) especial para tratamento da covid-19, Sabrina Henrich, vê na recuperação dos dois um incentivo para seguir trabalhando. "Esta alta é uma motivação para seguirmos trabalhando e atendendo da melhor forma os pacientes. É uma alegria vê-los indo para casa bem."

Durante a saída deles do hospital, a esposa de Alceu e nora de Honorino pediu para as pessoas atentarem para cuidados de higiene para evitar a proliferação da covid-19. "Que as pessoas cuidem da higiene das mãos, que fiquem em casa e quando precisarem sair tenham os cuidados necessários. Temos que nos unir nesse momento."