Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura torna uso de máscara obrigatório nas ruas de Salvador

ACM Neto, prefeito de Salvador, inaugurou hoje uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) na capital baiana - Max Haack/Secom
ACM Neto, prefeito de Salvador, inaugurou hoje uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) na capital baiana Imagem: Max Haack/Secom

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 13h05

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse hoje em entrevista que o uso de máscara se tornará obrigatório na capital baiana para conter a disseminação do novo coronavírus.

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa depois de inaugurar uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) no Largo da Roma para pessoas em situação de rua.

O uso de máscara deverá ser feito por pessoas que estejam viajando no transporte público ou em veículos particulares, e também por aquelas que estejam em seu ambiente de trabalho.

"Não podemos relaxar nesse momento. Não podemos permitir o crescimento do coronavírus na cidade", disse ACM Neto.

"A recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Mas, se tiverem que sair, que usem máscaras de qualquer tipo, inclusive aquelas feitas de pano, que podem ser lavadas e reaproveitadas", concluiu o prefeito.

O decreto que regulamento a medida deverá ser publicado "nas próximas horas" no Diário Oficial de Salvador, segundo comunicado da Secretaria de Comunicação (Secom) da capital baiana.

Na nota, a Secom adiantou que, no decreto, ficará estabelecido que empresas que descumprirem a medida serão interditadas, e correrão o risco de perder o alvará de funcionamento.

Ambulantes também terão que fazer o uso de máscara. A prefeitura, segundo a nota, planeja distribuir cerca de 200 mil máscaras para estes comerciantes. Caso infrinjam o decreto, suas mercadorias serão confiscadas.

Sobre o uso de máscara em transporte público, a Secom adiantou que, quem não estiver portando-a, deverá ser impedido de utilizar o serviço. No caso de quem estiver em veículo particular, haverá multa.

Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde da Bahia, já são 569 os casos oficiais de covid-19 em Salvador, além de 18 mortes.

Veja como fazer a sua máscara caseira: