PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Conteúdo publicado há
10 meses

Prefeitura torna uso de máscara obrigatório nas ruas de Salvador

ACM Neto, prefeito de Salvador, inaugurou hoje uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) na capital baiana - Max Haack/Secom
ACM Neto, prefeito de Salvador, inaugurou hoje uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) na capital baiana Imagem: Max Haack/Secom

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 13h05

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse hoje em entrevista que o uso de máscara se tornará obrigatório na capital baiana para conter a disseminação do novo coronavírus.

A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa depois de inaugurar uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) no Largo da Roma para pessoas em situação de rua.

O uso de máscara deverá ser feito por pessoas que estejam viajando no transporte público ou em veículos particulares, e também por aquelas que estejam em seu ambiente de trabalho.

"Não podemos relaxar nesse momento. Não podemos permitir o crescimento do coronavírus na cidade", disse ACM Neto.

"A recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Mas, se tiverem que sair, que usem máscaras de qualquer tipo, inclusive aquelas feitas de pano, que podem ser lavadas e reaproveitadas", concluiu o prefeito.

O decreto que regulamento a medida deverá ser publicado "nas próximas horas" no Diário Oficial de Salvador, segundo comunicado da Secretaria de Comunicação (Secom) da capital baiana.

Na nota, a Secom adiantou que, no decreto, ficará estabelecido que empresas que descumprirem a medida serão interditadas, e correrão o risco de perder o alvará de funcionamento.

Ambulantes também terão que fazer o uso de máscara. A prefeitura, segundo a nota, planeja distribuir cerca de 200 mil máscaras para estes comerciantes. Caso infrinjam o decreto, suas mercadorias serão confiscadas.

Sobre o uso de máscara em transporte público, a Secom adiantou que, quem não estiver portando-a, deverá ser impedido de utilizar o serviço. No caso de quem estiver em veículo particular, haverá multa.

Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde da Bahia, já são 569 os casos oficiais de covid-19 em Salvador, além de 18 mortes.

Veja como fazer a sua máscara caseira:

Coronavírus