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PE: Justiça obriga Caixa a marcar horário e ampliar atendimento de agências

Agência da Caixa; banco; logo - Everson Bressan/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Agência da Caixa; banco; logo Imagem: Everson Bressan/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/05/2020 20h51

O desembargador federal em Pernambuco Vladimir Souza Carvalho determinou hoje, em decisão liminar, que a Caixa Econômica Federal organize as filas, marque horários e amplie o funcionamento para clientes nas agências no estado.

A decisão foi proferida em caráter de urgência e acolhe pedido feito pelo Procuradoria Geral do Estado.

Em Pernambuco, assim como em outros estados do país, as agências da Caixa têm registrado filas gigantes de pessoas em busca de informações e serviços ligados ao auxílio emergencial pago pelo governo federal.

Uma das medidas determina que as agências abram aos sábados e domingos, caso os atendimentos no período de segunda a sexta-feira não se sejam suficientes para atender a demanda.

Ainda segundo a decisão, a Justiça Federal obriga que a Caixa cumpra o decreto estadual que determina distância mínima de 1m entre os clientes em atendimento, inclusive entre aqueles que aguardam na parte externa das agências.

A Caixa também está obrigada a disponibilizar funcionários ou colaboradores para organizar as filas formadas nessa parte externa.

Outra medida definida pelo desembargador é que haja a realização de triagem para verificar, "preliminarmente, se a demanda pode ser solucionada sem ingresso na agência" e realize "agendamento antecipado para atendimento presencial."

Para o desembargador, as medidas são necessárias porque há risco claro de contaminação pelo novo coronavírus nas agências superlotadas.

"Sabe-se que as pessoas que recorrem às agências são, em sua maioria, carentes de instrução e de acesso às tecnologias disponíveis, de modo que o auxílio de funcionários ou colaboradores propiciaria o seu retorno às respectivas residências em menor tempo e, consequentemente, com menor exposição", alegou.

A reportagem do UOL entrou em contato com a Caixa e aguarda uma resposta, que será incluída no texto quando chegar.