Pelo menos mil restaurantes e bares fecharam no RJ devido ao coronavírus
O SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio) estima que cerca de mil estabelecimentos pararam de funcionar definitivamente no Rio de Janeiro devido ao coronavírus. O número representa 10% do total do setor na capital e pode ter afetado ao menos 20 mil empregos diretos.
Entre os estabelecimentos afetados pela pandemia está três dos quatro locais da chefe Kátia Barbosa, uma das juradas no programa "Mestre do Sabor". Em entrevista ao O Globo, a chef disse que alguns funcionários conseguiram ser realocados, mas 26 perderam os seus empregos.
Fernando Blower, presidente do SindRio e dono do MezaBar, citou outros estabelecimentos que foram fechados durante a pandemia. Entre os nomes estão o Laguiole Lab, no MAM (Museu de Arte Moderna), Bráz Pizzaria, na Barra, o Puro, no Jardim Botânico e o Yeasteria, em Vila Isabel.
"De dez mil estabelecimentos, pelo menos mil fecharam em definitivo e um terço não deve chegar ao fim do ano se não mudar a política de crédito", disse Blower ao O Globo.
O presidente do SindRio ainda criticou o protocolo da prefeitura para a reabertura de bares e restaurantes, prevista para 2 de julho, seguindo as fases do Plano de Retomada criado pelo município. Entre as críticas estão o pedido de espaço de quatro metros quadrados entre clientes ou dois metros de distanciamento. Para Blower, as exigências impedirão o funcionamento dos pequenos estabelecimentos.
De acordo com o painel da Secretaria Estadual de Saúde, o estado do Rio de Janeiro registrou, até ontem, 69.499 casos oficiais e 6.781 mortes em decorrência da covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.