Homem é morto após furto em pub em SC; donos são considerados suspeitos
A polícia procura por um empresário que teria participado da morte de um homem em Navegantes (SC), a 118 km de Florianópolis. O sócio dele foi preso na quarta-feira (10). Segundo as investigações, os dois esfaquearam e cortaram os pulsos da vítima, que teria levado um boné, bebidas e R$ 120 do pub do qual eles são donos.
As imagens das câmeras de segurança mostram o momento do furto, no dia 30 de maio, e também quando o foragido, identificado como Bruno Emílio da Conceição, sai do local com uma faca. Minutos depois, de acordo com a polícia, ele e o sócio, Luiz Claudio Martins Machado, mataram o suposto ladrão.
O rapaz invadiu o pub, no centro de Navegantes, onde também há campos de futebol society, pouco antes das 10h. Na gravação, ele aparece mexendo no balcão e, depois, em um refrigerador.
Ao ficarem sabendo do furto, os donos do pub publicaram as imagens em redes sociais a fim de divulgar o rosto do assaltante para tentarem encontrá-lo. Uma das postagens dizia "Entraram no pub hoje. Quem conhecer, por favor, dá um toque. Ladrão safado".
De acordo com o delegado Rodrigo Coronha, responsável pela apuração, no início da tarde daquele dia foi registrado boletim de ocorrência na polícia e o pub funcionou normalmente.
No mesmo dia, pouco antes de 23h, as câmeras de segurança flagraram algumas pessoas no interior do estabelecimento e Bruno pegando uma faca e saindo correndo. Segundo Coronha, ele estava indo se encontrar com o sócio na saída para, juntos, matarem o suposto ladrão. A polícia não sabe quem encontrou o homem e avisou os empresários.
Depois de esfaquearem o homem, os dois retornaram ao estabelecimento. A reportagem não teve acesso às imagens desse momento, mas o delegado diz que na gravação é possível ver os dois gesticulando e mostrando como assassinaram o rapaz. "As imagens não têm como mentir. A leitura labial dá pra ver eles falando que deram facada, cortaram pulso, e também as roupas estavam sujas de sangue".
O corpo foi encontrado quase 48 horas depois por crianças que empinavam pipa perto de uma grande loja de departamentos da cidade.
Suspeitos tentaram apagar imagens, segundo a polícia
As buscas começaram a ser feitas para descobrir quem havia cometido o assassinato. Luiz Machado foi ouvido como testemunha inicialmente e negou participação no crime.
A polícia, então, ficou sabendo das gravações do sistema de monitoramento por meio de um técnico que havia sido contratado pelos donos do pub para apagar a gravação, de acordo com o delegado. Para tanto, seria necessário levar o equipamento até uma loja especializada. Essa pessoa, no entanto, procurou pelos investigadores e entregou as imagens.
Para ajudar na localização dos empresários, as placas dos carros foram repassadas para as autoridades de trânsito. Na quarta-feira (10), por volta de 19h, Luiz Machado foi preso pela Polícia Rodoviária Federal, em Joinville, a cerca de 90 quilômetros de Navegantes. O delegado acredita que ele poderia estar fugindo para o Paraná, onde mora a família da esposa, que também estava no carro com um filho do casal. Até então sem ficha criminal, ele será ouvido na próxima semana como um dos indiciados.
O outro suspeito, Bruno Emílio da Conceição, que aparece na gravação saindo do pub com a faca na mão, já teve passagens pela polícia por tráfico internacional de drogas e está foragido. O inquérito foi encaminhado para a justiça e os dois devem responder por homicídio qualificado por motivo fútil, aplicação de meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.
A reportagem tenta contato com a defesa dos dois. Nas redes sociais do pub ninguém respondeu as mensagens e os telefones do local não atendem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.