SP: Vereadores aprovam multa de R$ 500 para quem jogar bitucas na rua
A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou ontem à noite a aplicação de um multa de R$ 500 para quem for pego atirando bitucas de cigarro em ruas e calçadas da cidade. Além da poluição, o autor do projeto, Rinaldi Digilio (PSL-SP), cita a possibilidade de transmissão do novo coronavírus através de saliva nas bitucas.
O projeto deve passar por uma nova votação ainda este mês e então seguir para prefeitura e receber a aprovação ou veto do prefeito Bruno Covas (PSDB).
Digilio lembra um estudo da ISA Capital (Inquérito de Saúde da Cidade de São Paulo), de 2015, que apontava quase 2 milhões de fumantes em São Paulo. Esses descartariam cerca de sete bitucas por dia, totalizando 14 milhões de restos de cigarro nas ruas e calçadas da cidade diariamente.
O vereador também destacou como será feita a fiscalização caso o projeto seja aprovado por Covas. Segundo ele, as câmeras de vigilância da cidade serão importantes na identificação dos infratores.
"Assim como na lei do uso de cinto de segurança ou fumar em ambientes fechados, a fiscalização por amostragem em locais de grande ocorrência, além da participação da população que não tem essa prática, serão essenciais para mudar essa cultura", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.