Topo

Esse conteúdo é antigo

Ansiedade gerou sumiço de brasileira na Alemanha, diz família após revê-la

Lívia Perrone Medina, que estava desaparecida na Alemanha, e sua irmã Sofia - Arquivo pessoal
Lívia Perrone Medina, que estava desaparecida na Alemanha, e sua irmã Sofia Imagem: Arquivo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto

19/07/2020 12h13Atualizada em 20/07/2020 08h34

A família da brasileira Lívia Perrone Medina, 27, que estava desaparecida na Alemanha, viajou para o país europeu para buscar a estudante e trazê-la de volta ao Brasil.

De acordo com a mãe de Lívia, Maria Rita Perrone, que é de Bebedouro (SP), apesar de as fronteiras com o país europeu estarem fechadas devido a pandemia do novo coronavírus, a família conseguiu embarcar com a ajuda do Consulado do Brasil em Frankfurt.

Segundo a família, uma crise de ansiedade, gerada pelo isolamento social, teria motivado o desaparecimento da estudante no mês passado. Eles pretendem retornar ao Brasil com Lívia ainda este mês.

"Segundo a Lívia nos contou, ela saiu do apartamento no sábado, foi descendo em algumas estações, andando pelas cidades, com a intenção de chegar ao aeroporto de Frankfurt para pegar um avião para o Brasil. Descansou por algumas horas em uma das estações e caminhou bastante pelas cidades por onde esteve. Todo este período de isolamento e estresse, a distância dos familiares, o término do mestrado e a necessidade em concluir sua tese geraram um estado de ansiedade que culminou com tudo o que vivenciamos após sua saída do apartamento e seu desaparecimento", explicou a mãe de Lívia.

Ao ser encontrada desidratada e desnutrida pela polícia local, ela teria relatado que estava indo ao aeroporto, porém como ela não tinha passagem e portava apenas o passaporte ela foi encaminhada para cuidados médicos na clínica Rheinhessen Alzey, que é um hospital de ensino acadêmico do centro médico acadêmico da universidade de Mainz.

Quarentena

Como o estado de São Paulo é um dos epicentros da doença no país, eles cumprem quarentena em um hotel na Alemanha.

"O mais importante agora é que nossa amada Lívia está bem e em nossa companhia deste o dia 10, quando chegamos à Alemanha e estamos cumprindo a quarentena. Estamos aproveitando este tempo juntas para matar as saudades", disse Maria Rita.

Desaparecimento

A estudante desapareceu no dia 27 de junho, depois de pegar um trem em Aachen. Ela teria dito a uma amiga que estava indo para Colônia. A viagem de trem entre Aachen e Colônia dura pouco menos de uma hora.

De acordo com a família, Lívia não retornou para a moradia estudantil, o que causou estranheza entre os amigos. No dia seguinte, um deles conseguiu entrar no quarto da jovem e encontrou o celular dela e a chave da casa. A polícia alemã verificou as câmeras de segurança da estação de trem e confirmou que a jovem não desceu em Colônia.

As informações repassadas à polícia europeia apontaram que a jovem teria sido vista em pelo menos quatro cidades diferentes (Düsseldorf, Stuttgart, Bodenheim e Leverkusen).

Familiares e amigos se mobilizaram nas redes sociais para buscar informações sobre o paradeiro de Lívia. No dia 3 de julho a polícia da Alemanha encontrou a estudante brasileira internada em um hospital.

A estudante se mudou para Aachen em 2017 para fazer mestrado em sustentabilidade na RWTH Aachen University.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou a legenda da foto, o nome da irmã que aparece ao lado de Livia é Sofia, e não Júlia. A informação foi corrigida.