Topo

Esse conteúdo é antigo

PRF apreende aves e mais de mil jabutis em Leopoldina (MG)

PRF apreendeu aves e mais de mil jabutis em Leopoldina, Minas Gerais - Divulgação/PRF
PRF apreendeu aves e mais de mil jabutis em Leopoldina, Minas Gerais Imagem: Divulgação/PRF

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 09h48

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) resgatou 1.459 jabutis, nove calopsitas e oito pássaros da espécie cardeal durante fiscalização no km 768 da BR-116, em Leopoldina (MG).

Segundo a PRF, os animais estavam em um carro com três ocupantes, vindos da Bahia. Na abordagem, os agentes encontraram os jabutis transportados em sacos de linhagem fechados.

Os pássaros estavam sendo transportados em uma única gaiola de madeira. Uma das aves e 45 jabutis já estavam mortos quando foram encontrados pelos policiais.

Após constatada a existência dos animais, a Polícia Ambiental de Minas Gerias e o Ibama foram acionados. Eles foram encaminhados para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Juiz de Fora (MG).

De acordo com a PRF, cada filhote de jabuti chega a ser vendido no mercado ilegal pela internet por aproximadamente R$ 600, além do frete. Com isso, os animais resgatados poderiam gerar R$ 860 mil para os autores.

O trio, ainda segundo a PRF, já havia sido abordado no sábado (18) no km 677 da BR 116, no município de Jequié (BA), quando foi lavrado TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por crime tipificado no artigo 29 da Lei 9.605/98 — apanhar ou vender animais da fauna silvestre.

Ontem, foi lavrado o boletim de ocorrência não apenas por crime tipificado no artigo 29, mas também pelo artigo 32, que diz respeito aos maus-tratos. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Leopoldina.