• ENTRE
Topo

Qual a chance de nevar em São Paulo? O que dizem meteorologistas

Imagens Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online
Imagem: Imagens Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

Robson Santos

Colaboração para o UOL

19/08/2020 04h00

Apesar de o ano de 2020 estar surpreendendo com acontecimentos inéditos, não vai ser desta vez que vai haver neve em São Paulo. Nos próximos dias, o frio pode apenas provocar geadas em parte do estado. Apenas no Sul do país, a previsão é de neve.

"Uma frente fria vem se aproximando acompanhada de uma massa de ar polar. Com a chegada dessa frente, há chances de ocorrer geada, temporais e queda de granizo em São Paulo, mas não há risco de neve no estado", explica Ana Avila, meteorologista e pesquisadora na Unicamp (Universidade de Campinas). Na segunda-feira (17), por exemplo, houve uma queda de granizo na região de Andradas, em Minas Gerais.

Continua após publicidade

Segundo acompanhamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), São Paulo pode ter geada a partir da madrugada de quinta-feira (20), na divisa com o Paraná, e no sábado na divisa com Mato Grosso do Sul. Sexta-feira também deve ter recorde de temperatura baixa na capital paulista.

O meteorologista Franco Villela também descarta a chance de ter neve em São Paulo. "Não tem mais condições propícias para neve em São Paulo. Para trazer essas condições de neve, seria necessário estar com o ar em sua condição mais fria. No entanto, as mudanças climáticas e o aquecimento global interferem nisso, causando uma tendência de redução dessas ondas frias, como a que se aproxima", explica a pesquisadora da Unicamp.

Campos do Jordão, historicamente famosa pelo frio, já registrou neve nos anos de 1892, 1897, 1928 e 1947, mas não vai ter o fenômeno desta vez, de acordo com o MetSul.

Geada e neve são a mesma coisa?

A resposta é não. Villela explica que a neve ocorre da nuvem para o solo, enquanto a geada é uma situação de resfriamento junto ao solo. "Geadas, normalmente, se criam em áreas de vales perto de montanhas. Isso por causa do ar frio que escorre e forma as geadas", diz o meteorologista.

Ana conta que a neve é uma situação muito específica e que depende de características da circulação do ar frio somada a uma umidade da nuvem para que se criem os flocos de neve.

Geada em São Paulo e neve para o Sul

Sem neve no Sudeste, mas boas chances no Sul, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As cidades com maior probabilidade para isso ocorrer, segundo a pesquisadora da Unicamp, são:

  • São Francisco de Paula (RS)
  • Cambará do Sul (RS)
  • São José dos Ausentes (RS)
  • Bom Jesus (RS)
  • Vacaria (RS)
  • Bom Jardim da Serra (SC)
  • São Joaquim (SC)
  • Urubici (SC)
  • Urupema (SC)
  • Palmas (PR)

Essas cidades já apresentam frio e umidade no ar. Esses fatores, somados à iminente queda de temperatura, aumentam a possibilidade de neve.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade