Receita apreende 500 mil pares de sapatos falsificados em comércio popular
A Receita Federal concluiu hoje uma operação que apreendeu 500 mil pares de sapatos falsificados, avaliados em R$ 35 milhões, em shopping popular na região do Brás, em São Paulo. A ação teve início na terça-feira (18) e durou dois dias após os agentes descobrirem que havia, no local, o dobro de calçados estimados pela investigação.
Os itens falsos estavam expostos nas vitrines e no interior da loja, além de constarem no estoque. Durante a ação, os agentes também encontraram calçados escondidos por um fundo falso.
O total apreendido pesa 140 toneladas. Todas as mercadorias foram ensacadas e encaminhadas para um depósito da Receita. A operação foi feita com a colaboração da prefeitura paulista.
Batizada "Pseudópodes 5", a operação teve o nome escolhido em referência à origem grega das palavras "pseudo" (falso) e "podos" (pés), que juntas significam "pés falsos".
Os responsáveis pela mercadoria podem ser autuados por contrabando.
"A venda de calçados falsificados e contrabandeados lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal, além de sonegar tributos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos", explica a Receita Federal em nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.