Topo

Esse conteúdo é antigo

MPF cobra do governo um diagnóstico da violência policial no Rio de Janeiro

Polícia Militar realiza operação no Morro do Fallet, no Rio de Janeiro (RJ) - BETINHO CASAS NOVAS/ESTADÃO CONTEÚDO
Polícia Militar realiza operação no Morro do Fallet, no Rio de Janeiro (RJ) Imagem: BETINHO CASAS NOVAS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 16h48

O MPF (Ministério Público Federal) cobrou que o governo federal apresente um plano para realizar um diagnóstico da violência policial na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

Em junho, a Justiça já havia determinado um estudo sobre a situação. Para isso, o MPF quer que o governo monte um calendário dos debates públicos e data final para apresentação do diagnóstico; as datas de reuniões com instituições e entidades de direitos humanos sobre violência policial; a abertura de consulta pública à população, por meio de sítio eletrônico; e quais diligências pretende realizar para a elaboração do diagnóstico em cinco dias.

O MPF ainda questiona judicialmente a exclusão dos dados sobre violência policial do relatório anual do Disque 100 que foi divulgado este ano pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mas usa dados de 2019.

O Ministério, conduzido por Damares Alves, justifica a exclusão alegando "inconsistências nos dados". Nos anteriores, o relatório do Disque 100 mostrava um aumento da violência policial. Os dados de 2016 a 2018, por exemplo, revelam um aumento de 60% nos casos registrados no Disque Denúncia.