MPF cobra do governo um diagnóstico da violência policial no Rio de Janeiro
O MPF (Ministério Público Federal) cobrou que o governo federal apresente um plano para realizar um diagnóstico da violência policial na região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.
Em junho, a Justiça já havia determinado um estudo sobre a situação. Para isso, o MPF quer que o governo monte um calendário dos debates públicos e data final para apresentação do diagnóstico; as datas de reuniões com instituições e entidades de direitos humanos sobre violência policial; a abertura de consulta pública à população, por meio de sítio eletrônico; e quais diligências pretende realizar para a elaboração do diagnóstico em cinco dias.
O MPF ainda questiona judicialmente a exclusão dos dados sobre violência policial do relatório anual do Disque 100 que foi divulgado este ano pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mas usa dados de 2019.
O Ministério, conduzido por Damares Alves, justifica a exclusão alegando "inconsistências nos dados". Nos anteriores, o relatório do Disque 100 mostrava um aumento da violência policial. Os dados de 2016 a 2018, por exemplo, revelam um aumento de 60% nos casos registrados no Disque Denúncia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.