Topo

Esse conteúdo é antigo

CE: 'Parecia filme de terror', diz moradora sobre rompimento em barragem

Do UOL, em São Paulo

22/08/2020 15h17

Cerca de 2 mil pessoas precisaram sair de casa na noite de ontem após o rompimento de um dos condutos da barragem de Jati, no município homônimo, no Ceará. À emissora CNN, uma moradora narrou o episódio e disse ter passado momentos de desespero.

"A gente via muita água, numa altura enorme, jorrando para cima, era muita água e não cessava. A gente via que era perto da parede da barragem. Foi um misto de sensação, terrível, parecia um filme de terror", contou Letícia Freitas à televisão.

Ela conta que estava trabalhando em sua loja quando moradores passaram avisando que a barragem estava para estourar. Ela então buscou a filha e a mãe em casa e correu para subir em um morro na cidade. "Não me pergunte como consegui subir com a criança no colo. Quando cheguei la já tinha bastante gente lá em cima e de início a gente não sabia nada, só sabia que a barragem estava estourando, era só isso que o povo dizia".

Segundo Letícia, a sirene de aviso tocou duas vezes, mas não houve orientação formal por parte da prefeitura sobre o que os moradores deveriam fazer. Ela, a mãe e a filha fugiram para a casa da avó, na divisa da cidade.

"Quando eu vim a gente passou pela rota de fuga que é onde tem as placas e sinalização mostrando onde é e lá tinha muita gente, mãe com criança no colo, muita gente chorando, idoso passando mal", relatou. "Eu achei um absurdo muito grande porque não teve apoio nenhum da prefeitura. Ninguém sabia explicar nada, ninguém sabia o que estava acontecendo, a gente só via o pessoal correndo para todo lado, desesperado".

Ela conta que a orientação para deixar a cidade veio de um carro de som disponibilizado pelos próprios engenheiros da obra que rodou a cidade às 21h.

Escolas foram disponibilizadas para abrigar moradores que não tinham para onde fugir.

"Ia só chegando gente nesse lugar [no morro], a gente olhava para os outros morros e [estava] lotando de gente subindo, gente correndo na BR a pé pra tentar sair da cidade. Foi desesperador".

Ministro está em Jati

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou há pouco que retornou a Jati, no Ceará, para avaliar os danos causados pelo rompimento de um dos condutos da barragem. A obra faz parte do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, cujo trecho teve as comportas abertas na quinta-feira (20) pelo próprio ministro.

"Acabamos de chegar em Jati. Farei uma visita ao local acompanhado do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. Vamos à barragem para avaliar os danos causados pelo vazamento. Cabe ressaltar que o trabalho de recuperação já foi iniciado", afirmou Marinho no Twitter.

"Também visitaremos as famílias que foram obrigadas a sair de suas casas, atendendo às medidas de segurança previstas no Plano de Ação Emergencial. Tomamos todas as medidas necessárias para preservar as vidas em primeiro lugar. O vazamento foi contido ainda na noite passada", acrescentou Marinho hoje, em seu perfil na rede social.

O ministro disse estar em contato permanente com o governador do Ceará, Camilo Santana, e com a prefeita de Jati, Neta de Toim, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. A barragem faz parte do trecho 1 (Jati-Cariús) do chamado Cinturão das Águas do Ceará e deve garantir o abastecimento de 4,5 milhões de pessoas da região metropolitana de Fortaleza.

*Com Estadão Conteúdo