Funcionários de barbearia raspam a cabeça em apoio a cliente com câncer
Com o início do tratamento de quimioterapia contra um câncer no abdome, o empreendedor André Gonçalves, de 30 anos, decidiu ficar careca antes de a medicação causar a queda do cabelo. O que ele não esperava era ser surpreendido pelos funcionários da barbearia que frequenta há cinco anos, que rasparam a cabeça em apoio a ele.
A atitude de solidariedade ocorreu no sábado (19), em Ponta Grossa, a 116 quilômetros de Curitiba. O vídeo que registrou o momento da surpresa circula desde ontem nas redes sociais.
As imagens mostram André sentado em frente ao espelho preparado para o corte. Antes de raspar a cabeça, o dono da barbearia, João Diniz, de 34 anos, pega uma máquina e corta o próprio cabelo em apoio ao cliente. O gesto criou um efeito em cadeia e os demais funcionários, colaboradores de André em seu estabelecimento e o pai dele também participam da homenagem. O ato levou o empreendedor às lágrimas.
Diniz relata que soube da doença de André quando recebeu uma mensagem dele pedindo um horário para raspar a cabeça. Logo veio à mente a vontade de fazer algum gesto de solidariedade, pois o cliente frequenta a barbearia desde o início do empreendimento e acompanhou a evolução do espaço ao longo do tempo.
"Ele vem aqui desde que eu abri a barbearia e o preparamos para vários momentos especiais, como casamento, aniversários e outros eventos. Víamos a alegria dele sempre que comparecia aqui. Pensamos, então, em um ato para demonstrar que a luta dele também é a nossa. Ele não sabia de nada, fechamos a barbearia, chamamos os amigos e realizamos a surpresa", conta.
O ato, segundo Diniz, fez ele e a equipe repensarem suas próprias vidas. "Quando você faz um ato desses e se olha no espelho é que percebe a dificuldade de, por causa desse tratamento, precisar tirar o seu cabelo e a barba. É algo muito forte, que, mesmo com este gesto, não conseguimos mensurar totalmente", explica.
Após o vídeo, Diniz revela que a barbearia está recebendo dezenas de mensagens em apoio ao cliente. "O gesto foi tocando o coração de tanta gente, muitas histórias estão chegando, dando força para ele. Esperamos que tudo isso passe. Acabou mostrando que o André não está sozinho", completa.
"Senti um carinho indescritível"
André descobriu o tumor de 14 centímetros maligno no abdome em 26 de março, quando completou 30 anos. O primeiro ciclo de quimioterapia para tratar o câncer se iniciou ontem, e, sabendo dos efeitos colaterais, decidiu se antecipar à perda dos fios.
O empreendedor descreve que se sentiu abraçado pelo carinho dos funcionários da barbearia. Apesar de ser um cliente assíduo ao longo de cinco anos, não imaginava que poderia receber esse tipo de apoio.
"Foi uma surpresa imensa. Senti um carinho indescritível porque foi uma atitude que vale muito mais que qualquer palavra. Como procuro ser muito dono do meu destino, sempre pensei que quimioterapia nenhuma iria derrubar meu cabelo. Então quando soube que iria cair os fios, decidi logo em raspá-lo de uma vez", comenta.
Depois de publicar o vídeo nas redes sociais, André fala que já recebeu várias mensagens de apoio, o que, segundo ele, é fundamental para auxiliar no tratamento da doença.
"A mensagem mais poderosa do vídeo é que uma atitude como essa dinheiro nenhum pode pagar. A amizade tem mais valor que qualquer outra coisa e isso mostra que precisamos lutar por pessoas que o dinheiro não pode comprar. Estou recebendo muitas mensagens. O vídeo também mostra que, seja quem for, você é importante para alguém", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.