Topo

Esse conteúdo é antigo

Vítima de Covid-19, bispo Abigail Carlos de Almeida é sepultado em Goiânia

O bispo Abigail Carlos de Almeida - Divulgação
O bispo Abigail Carlos de Almeida Imagem: Divulgação

Marília Noleto

Colaboração para o UOL, em Goiânia

08/11/2020 17h28

Foi enterrado na tarde de hoje (8), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, o presidente da Assembleia de Deus Ministério Fama, Bispo Abigail Carlos de Almeida, de 85 anos, que morreu nesta madrugada, devido às complicações causadas pela covid-19. Em função da testagem positiva para o coronavírus, não houve velório, mas sim um cortejo fúnebre, que saiu da sede Assembleia de Deus Ministério Fama com destino ao Cemitério.

Abigail deixa a esposa, Nair de Almeida, oito filhos e 20 netos. Um dos filhos é o candidato a prefeito por Goiânia, Samuel Almeida (PROS). "Bispo Abigail foi um homem de muito caráter, honradez e servidão a Deus, deixando um legado de extrema importância para sua família, filhos e para todos os que tiveram a oportunidade de o conhecer e de conviver com ele. Apesar do momento de luto, temos a certeza de que os desígnios de Deus são sempre os mais certos", escreveu o candidato em seu perfil no Instagram.

O bispo foi diagnosticado com covid-19, na última quinta-feira (5). Desde o dia 21 de outubro, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Órion, em Goiânia, onde se recuperava de uma cirurgia na coluna. O procedimento havia sido realizado no ano passado, quando Abigail sofreu uma queda. Apesar de bem-sucedido, em outubro deste ano precisou ser hospitalizado novamente.

bispo - Divulgação - Divulgação
Bispo Abigail Carlos de Almeida é sepultado em Goiânia
Imagem: Divulgação

A notícia da morte do Bispo Abigail causou grande repercussão, não apenas no segmento religioso, mas também no meio político, com notas de pesar divulgadas por diversas autoridades. "Bispo Abigail tinha 85 anos e uma história de vida marcada pela devoção e pela fé. Ao partir, deixa imensas saudades em todos os que tiveram o privilégio de com ele conviver, mas, fortemente, ficam o seu testemunho e sua imensa obra que transformou milhares de vidas", escreveu o governador Ronaldo Caiado, que decretou luto de três dias.

Outro político a prestar condolências foi o também candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Viela (MDB), que também luta contra a mesma doença. O político segue internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de São Paulo. Segundo último boletim, o quadro é considerado estável, com sinais de melhora. "Grande líder evangélico dedicou a sua vida na pregação da Palavra de Deus e na realização de obras sociais", escreveu o emedebista, a exemplo dos outros principais concorrentes, como Vanderlan Cardoso (PSD) e Adriana Accorsi (PT).

Bispo Abigail começou a servir como auxiliar da igreja em 1952, quando tinha apenas 17 anos. A primeira atuação como dirigente foi na igreja em Turvânia, em 1954. Atuou nos municípios de Adelândia, Itaguaru, Ceres, Gurupi (TO), até que, em 7 de agosto de 1983, foi empossado presidente na Assembleia de Deus Ministério Fama, em Goiânia, onde construiu um legado com uma história de vida marcada pela devoção e pela fé.