Topo

Esse conteúdo é antigo

Ganso Gianecchini passeia de coleira e fica famoso com vídeo na internet

Segundo a dona, Fátima Ribeiro, ganso com nome de ator faz sucesso e é "exibido"; ela tem ainda outros animais, como o galo Huck e a galinha Angélica - Acervo pessoal
Segundo a dona, Fátima Ribeiro, ganso com nome de ator faz sucesso e é "exibido"; ela tem ainda outros animais, como o galo Huck e a galinha Angélica Imagem: Acervo pessoal

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2020 11h08

Imagens de um ganso passeando de coleira pelas ruas de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, movimentaram a internet nos últimos dias. O animal foi batizado com o sobrenome do ator Reinaldo Gianecchini, de quem a dona do ganso é fã.

"Eu ganhei ele de um amigo e, como achei ele um gato, resolvi botar o nome de Gianecchini", contou Fátima Ribeiro ao UOL aos risos na manhã de hoje.

A dona do ganso, que trabalha como cabeleireira, tem a ave há quatro anos e descreveu o animal como "exibido".

"Onde ele passa, ele ganha todo mundo. Agora mais ainda. Todo mundo quer segurar, tirar foto, diz que já viu foto dele e ele gosta. Se a pessoa fica olhando e demora a falar com ele, ele logo puxa assunto, diz 'quá-quá'", disse orgulhosa a dona do bichinho.

De acordo com ela, Gianecchini é calmo e sociável. Nunca houve registro de confusão envolvendo o ganso, que passeia com uma coleira de cachorro que foi adaptada para ele.

No quintal de casa, a ave convive ainda com outros dois gansos, além de cachorros, um gato e um papagaio. Ao todo, Fátima tem 15 bichos. Entre eles, o casal Luciano Huck e Angélica — um galo e uma galinha.

Todos convivem bem, garante a dona dos bichos. "Tem dias que saio com o Gianecchini e com o papagaio no ombro. Ele [o papagaio] me olha arrumada e sabe que eu vou sair e fica gritando, pulando. Aí saio com os dois."

Fátima contou ainda que Gianecchini adora passear. Já esteve no Réveillon de Copacabana, na zona sul do Rio, no ano passado e vai com frequência à praia.

"Sempre que eu posso, eu levo ele. Gianecchini anda de ônibus, de carro, de tudo. Só não andou de avião até agora", disse, de bom humor.

A cabeleireira sai com o ganso na coleira. Para embarcar em um ônibus, por exemplo, Fátima coloca a mascote em uma caixa própria para o transporte de animais e garante que ele não gosta de ficar preso.

Ainda segundo ela, o ganso come de tudo um pouco, mas prefere alface. "Eu dou frutas também. Só tomate que ele não liga muito."

Fátima contou que sempre teve amor aos animais. Nesta semana, por exemplo, um gato apareceu na porta dela. A cabeleireira deu abrigo ao bicho, mas disse que o dono do gato apareceu para buscá-lo.

"Não vamos esquecer que tem outros bichos por aí precisando de cuidados", finalizou a dona do ganso Gianecchini.

As imagens que circulam na internet de Gianecchini na coleira foram gravadas no começo do mês, no movimentado calçadão de Alcântara, na cidade de São Gonçalo.