Topo

Esse conteúdo é antigo

Prédio que tombou em Betim (MG) deve ser demolido neste sábado

Causa do tombamento do prédio ainda é certa; Defesa Civil avalia se foi falha na estrutura ou problema no solo - Daniella Mallmann/UOL
Causa do tombamento do prédio ainda é certa; Defesa Civil avalia se foi falha na estrutura ou problema no solo Imagem: Daniella Mallmann/UOL

Daniela Mallmann

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

20/11/2020 12h56

O prédio que tombou em Betim (MG) na noite da última terça-feira (17) deverá ser demolido amanhã. Engenheiros da Defesa Civil de Betim (MG) e técnicos da empresa responsável pela demolição da obra se reuniram na manhã de hoje para definir os próximos passos.

Como não há possibilidade de recuperação da estrutura, o prédio precisa ser demolido o quanto antes. Na tarde de ontem, a prefeitura de Betim informou que a demolição será feita por uma empresa terceirizada, mas que a construtora terá que arcar com os custos, já que é responsável pelos danos.

Segundo a Defesa Civil, o prédio está apresentando estalos, o que indica que a estrutura está cedendo e pode desabar a qualquer momento.

A prefeitura conseguiu na justiça a autorização para iniciar a demolição após 24 horas caso o proprietário do imóvel não se manifeste. O prazo termina às 8 da manhã deste sábado.

Causas do tombamento

A Defesa Civil praticamente descartou que as chuvas que atingiram a região no início da semana tenham sido a principal causa do tombamento.

"A chuva pode ter alguma influência, mas muito baixa. A gente acredita mesmo que possa ter sido parte estrutural ou até a questão do solo, mas nós temos que fazer uma análise bem detalhada para fazer essa afirmativa", disse o superintendente da Defesa Civil, Walfrido de Assis Lopes.

A Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação da Prefeitura de Betim informou que o imóvel possuía alvará de construção, licença ambiental e responsável técnico cadastrado nos órgãos responsáveis.

O engenheiro civil, responsável técnico pela obra, informou por meio de nota que vai aguardar as apurações da defesa civil sobre a causa do tombamento para se manifestar sobre o assunto.

Vizinhos afetados

Como o prédio estava em construção, não havia moradores. Já os vizinhos precisaram ser deslocados para abrigos ou casas de parentes. A avaliação da Defesa Civil constatou que quatro casas foram impactadas de forma direta, e outras 11, de forma indireta. Quinze famílias precisaram sair do local pelo risco de partes da estrutura caírem sobre as residências.

"Tivemos que sair de casa. A minha casa é de frente, não tem tanto risco, mas a Defesa Civil pediu pra gente ficar fora até saber o que vai acontecer realmente. Lugar definido para ir nós não temos, estamos esperando para saber se podemos voltar para casa", desabafou Camila Souza, de 31 anos.