Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia prende homem suspeito de estuprar filhas e sobrinhas no ES

Casos aconteciam desde 2005 e foram descoberto a partir do relato de sobrinha a colega de escola - Getty Images/iStockphoto
Casos aconteciam desde 2005 e foram descoberto a partir do relato de sobrinha a colega de escola Imagem: Getty Images/iStockphoto

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

24/11/2020 13h41Atualizada em 24/11/2020 14h40

Um homem de 52 anos foi preso pela Polícia Civil do Espírito Santo, suspeito de estuprar cinco meninas, em Linhares, na região norte do estado. Ele foi detido na tarde de ontem durante uma operação. As vítimas são as duas filhas e três sobrinhas do investigado.

O suspeito foi encontrado na própria casa e não resistiu à prisão. Ele estava um mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável. A delegada responsável pelo caso, Silvana Soeiro, disse que os crimes aconteceram entre os anos de 2005 e 2020, sendo a vítima mais recente foi uma sobrinha de sete anos.

"Ela estava conversando com uma colega da escola, pelo Whatsapp, e contou que teria sido abusada. Essa colega então questionou se ela já havia contado para a mãe ou para o pai sobre a violência sofrida. A mãe da menina viu a conversa e questionou a filha. Ao tomar conhecimento dos fatos, trouxe o caso à Polícia Civil", explicou a delegada.

A vítima foi examinada no Serviço Médico Legal da cidade de Linhares, e um laudo comprovou o estupro, com o rompimento do hímen. Cerca de um mês depois, a irmã dela, atualmente com 18 anos, procurou a delegacia e disse que também foi abusada quando tinha entre 12 e 13 anos de idade.

Novas denúncias surgiram após os primeiros depoimentos. As duas filhas do homem, que hoje já são adultas, foram à delegacia relatando que sofreram os mesmos abusos quando tinham cerca de dez anos de idade. Na semana passada, a última vítima — mais uma sobrinha — apresentou o mesmo relato.

A delegada Silvana Soeiro disse que hoje, outras cinco sobrinhas do suspeito, vítimas de abusos, foram identificadas. Todas já registraram boletim de ocorrência e três ainda serão ouvidas ainda hoje. Até o momento, dez vítimas do homem já relataram abusos sofridos na infância.

"Ele é aquele tipo de tio maravilhoso que as crianças gostavam, elas mesmas relataram isso. Ele dava doces, se passava por uma pessoa boa, mas se aproveitava dessa aproximação para levar as meninas para locais afastados de outras pessoas e praticar atos criminosos. Ele tocava as partes íntimas, introduzia dedos e chegou à conjunção carnal", relatou Soeiro.

A operação ficou responsável pela equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Linhares, como apoio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Linhares. O suspeito já foi encaminhado para o sistema prisional, onde está à disposição da Justiça.