Topo

Esse conteúdo é antigo

Mecânico encontra drogas em viatura, e quatro policiais são presos no ES

Investigados foram detidos no Quartel do Comando Geral da PM - Polícia Militar do ES/Divulgação
Investigados foram detidos no Quartel do Comando Geral da PM Imagem: Polícia Militar do ES/Divulgação

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

27/11/2020 13h39

Quatro policiais militares do Espírito Santo foram presos pela corregedoria da corporação. Eles foram investigados depois que um mecânico e cães farejadores encontraram entorpecentes em uma viatura do grupo. Eles estão detidos no Quartel do Comando Geral da PM.

O caso aconteceu no dia 16 de setembro. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o inquérito policial militar vai ser entregue ao Ministério Público para oferecer denúncia à Justiça. "A Corregedoria da Polícia Militar está finalizando o IPM e a previsão é que seja enviado ao Ministério Público na próxima semana", informou a PM.

Os quatro policiais vão responder por crimes previstos dentro do código militar, mas não foi descartada a possibilidade de sofrerem punições com base no Código Penal Brasileiro. Segundo o advogado criminalista José Augusto Trivelin Resende, os suspeitos podem ser enquadrados no artigo 33 da lei especial 11.343/2006, que rege crimes envolvendo tráfico de drogas.

"Em razão dos fatos apresentados, os militares poderão responder pelos crimes previstos no artigo 290 do Código Penal Militar e/ou no artigo 33 da lei 11.343 - Lei de tóxicos. Tudo também vai depender da avaliação do delegado que responde pelo caso e também de como a justiça poderá analisar os fatos", explicou o advogado.

O caso

As informações das polícias Militar e Civil, são de que a viatura foi levada para a manutenção em uma oficina na capital Vitória. Assim que um mecânico começou o processo de vistoria, encontrou frascos de loló no veículo. A PM foi acionada para ir até o local e remover o carro da instituição, mas antes foram encontrados novas drogas.

Uma nova vistoria foi feita já na Delegacia Regional de Vitória e com ajuda de cães farejadores. O trabalho rápido dos cachorros resultou no encontro de pedras de crack, pinos de cocaína, maconha e haxixe, debaixo do banco traseiro da viatura.

Um boletim de ocorrência foi feito, o veículo foi apreendido e a corregedoria da PM foi acionada e juntos começaram uma investigação do caso. Outros detalhes não foram repassados pela assessoria de comunicação do órgão.