Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem viraliza com foto de moto 'abandonada' (e ainda dribla os golpistas)

Moto "abandonada" que viralizou no litoral de São Paulo - Arquivo Pessoal
Moto 'abandonada' que viralizou no litoral de São Paulo Imagem: Arquivo Pessoal

Bruna Chagas

Colaboração para o UOL, em Manaus

17/12/2020 17h28

O empresário Paulo Roberto Batista dos Santos, de 28 anos, viralizou com um post sobre uma motocicleta abandonada na Praia Grande, litoral de São Paulo. Ele deixou um bilhete avisando na porta de seu restaurante que guardou o veículo para que ninguém o roubasse.

A publicação fez sucesso nas redes sociais, acumulando mais de 7 mil compartilhamentos e centenas de comentários. O proprietário da moto foi encontrado e o automóvel, entregue.

Paulo contou ao UOL que no dia 13 de setembro deste ano, como faz toda vez, foi ao mercado para fazer compras para seu restaurante japonês e ao voltar a moto estava lá. Retornou para casa, e quando voltou para abrir o restaurante, por volta das 17h, o veículo ainda estava lá.

Ele relatou que evitou até mexer nela por receio de o dono estar por perto e pensar algo errado.

"Fiz três ligações para a Polícia Militar solicitando uma viatura e inclusive passei a placa da moto. Eles me prometeram uma viatura que não veio. Chegada a hora de fechar o restaurante, eu pedi para minha esposa colocar um bilhete onde estava a moto e guardamos ela dentro da loja. Foi aí que resolvi fazer a postagem a fim de procurar o dono, que certamente deveria também estar procurando a moto", explicou Paulo.

No bilhete, ela escreveu: "Boa noite, se você é ou conhece o dono dessa moto, ela está guardada no meu restaurante. Estava 'abandonada' na calçada desde muito cedo, com a placa de Guarujá. No local onde estava, deixei o bilhete com meu telefone, caso seja de alguém ali próximo. Só ligar. Peço que compartilhem até chegar no dono. Minha intenção em guardar a moto foi apenas para não deixá-la na rua, pois sei bem como está a nossa quebrada, e com certeza ela não amanhecerá ali."

Paulo deixa recado após encontrar moto na frente do seu restaurante na Praia Grande (SP) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Paulo deixa recado após encontrar moto na frente do seu restaurante na Praia Grande (SP)
Imagem: Arquivo Pessoal

Olha o golpe!

A publicação logo viralizou e Paulo afirmou que recebeu dezenas de ligações e mensagens de pessoas tentando enganá-lo como donos da motocicleta. No entanto, ele esperou até que o verdadeiro proprietário entrasse em contato. "Os caras que me ligavam e mandavam mensagem eram todos golpistas. Fiquei abismado com a falta de caráter", relatou Paulo.

Um dos golpistas afirmou que foi roubado, já um outro contou uma longa história de que foi à Praia Grande deixar alguns documentos. Tudo mentira. Não tinham documentos e nem sabiam as características da moto.

Após uns dois dias, o sobrinho do proprietário da moto ligou e informou que o tio já perdeu outras duas motocicletas da mesma maneira: ele sai para beber, depois larga a moto em algum lugar e esquece onde a deixou.

Desta forma, o dono do veículo, que prefere que o nome não seja divulgado, foi até o restaurante de Paulo e comprovou com os documentos de que a moto era realmente dele. "Quando o sobrinho dele me ligou, ele sabia todas as características da moto. Quando o tio chegou com os documentos não havia mais dúvidas e entreguei o veículo para ele. Até gravei um vídeo para comprovar", contou o dono do restaurante.

Não é a primeira vez que Paulo Roberto ajuda pessoas em Praia Grande. Ele tem uma turma que faz um trabalho social que é de entregar marmitas aos moradores de rua e também ração aos cachorros deles.