Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva forte faz córregos transbordarem e deixa SP em estado de atenção

Pedestres se protegem da chuva no centro de São Paulo; toda a cidade ficou em estado de atenção - Cris Fraga/Estadão Conteúdo
Pedestres se protegem da chuva no centro de São Paulo; toda a cidade ficou em estado de atenção Imagem: Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/12/2020 18h50Atualizada em 29/12/2020 21h15

A forte chuva que atingiu São Paulo neste fim de tarde deixou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura. Todas as zonas da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros, estiveram sob alerta.

As subprefeituras do Campo Limpo e do Ipiranga, na zona sul, e do Butantã, na zona oeste, ainda emitiram um alerta para transbordamento de córregos. O primeiro foi o Córrego Morro do S, na Av. Caldeira Filho; o segundo, o Córrego Ipiranga, na Praça Leonor Kauppa com a Av. Abraão de Morais; o terceiro, o Córrego Pirajuçara, na Rua Moncorvo Filho.

No centro, na Marginal Tietê e nas zonas norte, oeste e leste, o estado de atenção foi encerrado às 20h47. Já os alertas para transbordamento nas subprefeituras da Vila Prudente e de Itaquera, na zona leste, foram suspensos por volta das 18h45.

Não houve registros de problemas no Metrô. Já na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a circulação de trens foi interrompida por cerca de meia hora entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda, por causa de um alagamento. A situação já foi normalizada, segundo a companhia.

A tempestade foi causada por áreas de instabilidade vindas de Guarulhos, formadas pelo calor e a umidade, e afeta mais intensamente as zonas leste e norte da capital paulista. Há condições para trovões e rajadas de vento, o que aumenta o risco de alagamentos e queda de árvores, além de deslizamentos de terra.

Até as 19h07, o Corpo de Bombeiros já havia recebido 28 chamados para quedas de árvore, 53 para enchentes e sete para desmoronamentos ou desabamentos. Além da capital, cidades como Ribeirão Pires, Guarulhos e Taboão da Serra, todas da Região Metropolitana, também sofreram com a chuva.

Nestas circunstâncias, o CGE aconselha:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disponibiliza a central de atendimento no número 156. Também é possível consultar o trânsito nas principais vias no site do órgão.