Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito põe a mão na massa e fecha porta secreta de prefeitura em Alagoas

Marcos José Herculano da Silva (PTB), prefeito de Messias (AL), é pedreiro e músico; nas redes sociais, divulgou imagens da obra que fez na prefeitura - @marcossilvamessias/Instagram
Marcos José Herculano da Silva (PTB), prefeito de Messias (AL), é pedreiro e músico; nas redes sociais, divulgou imagens da obra que fez na prefeitura Imagem: @marcossilvamessias/Instagram

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

04/01/2021 20h32

O prefeito Marcos José Herculano da Silva (PTB), eleito no município de Messias (AL), localizado a 33 km de Maceió, literalmente colocou a mão na massa e assentou tijolos com cimento para fechar uma porta secreta nos fundos da prefeitura, que seria supostamente usada pelo antecessor para entrar e sair do prédio sem que população o avistasse. Silva é pedreiro e, ontem, fez o serviço prometido durante a campanha eleitoral.

Durante a campanha, Silva afirmou por diversas vezes que iria trabalhar junto da população e que iria receber todos em seu gabinete, ao contrário do então prefeito Luiz Emílio Omena (MDB), que supostamente saia pela porta dos fundos quando não queria receber determinada pessoa. O UOL tentou contato com Omena na noite de hoje, mas não conseguiu.

O fechamento da porta secreta foi registrado nas redes sociais do prefeito, que fez um vídeo ao vivo e também publicou fotos do passo-a-passo do serviço de pedreiro. Ele destacou, na gravação, que o prefeito é um cargo de "empregado do povo" e deve atender a todos que chegam à prefeitura.

"No meu primeiro dia de mandato, iniciei exercendo uma de minhas promessas de campanha: fechar a porta dos fundos da prefeitura. Prefeito é empregado do povo, e por isso tem que atender as necessidades da população, e não usar uma porta como 'rota de fuga' para não exercer sua função", afirmou Silva.

Ao final do fechamento da porta secreta, o prefeito pedreiro anunciou a realização de obras no município para melhoria da qualidade de vida da população. "Temos muito a fazer, mas aos poucos, vamos construir uma nova Messias, por mais que nunca, agora chegou a hora. É a vez e a voz do povo", completou o prefeito de Messias.

Marcos Silva tem 44 anos e também é músico. Ele foi eleito com 4.593 votos, o equivalente a 46,86%. Silva derrotou nas urnas Adelmo Zeferino de Souza Junior (MDB) e Thomas Henrique Peixoto Leite (PSDB). Adelmo Junior ficou em segundo lugar ao obter 4.479 votos, o equivalente a 45,69%, e Thomas Leite conseguiu 730 votos, equivalente a 7,45%.

Marcos Silva já foi vereador e disputou o cargo de prefeito em 2012 e em 2016 — sendo nesta última disputa perdeu para Jarbas Maya de Omena Filho (PSDB), que obteve 5.511 votos (54,68%), enquanto ele conseguiu 4.415 votos (43,81%). Em 2017, o vice-prefeito de Messias, Luiz Emilio Omena, assumiu o cargo.

O novo prefeito de Messias tomou posse em sessão solene presencial, realizada na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (1º), junto com o vice-prefeito, Marcos Valerio dos Santos (PTB), 61, e 11 vereadores para a legislatura 2021-2024.

Messias é um município que fica na região metropolitana de Maceió e tem 18.031 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).