Topo

Tiros interrompem live com vereadora sobre 'Dia D contra a covid' no Rio

Tiroteio interrompe transmissão da qual vereadora do Rio participava - Reprodução/Internet
Tiroteio interrompe transmissão da qual vereadora do Rio participava Imagem: Reprodução/Internet

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

10/02/2021 15h09

Um debate transmitido pela internet com a presença da vereadora Tainá de Paula (PT) precisou ser interrompido, na manhã de hoje, no Rio de Janeiro, devido aos tiros que puderam ser ouvidos da casa de um dos participantes. O ativista Cosme Felippsen precisou deixar a transmissão e se esconder no banheiro da casa onde mora, no Morro da Providência, por considerar o cômodo um local considerado mais seguro (veja abaixo).

O evento fazia parte do "Dia D de combate à covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro" e havia começado há pouco tempo. Ao UOL, Cosme disse que ouviu os primeiros disparos antes de iniciar o debate, mas que a situação se agravou quando ele estava participando da conversa ao vivo.

"Antes de entrar ao vivo, eu já tinha ouvido alguns tiros. Perto do final da minha fala, o tiroteio se intensificou na rua onde eu moro. A comunidade conta com uma UPP [Unidade de Polícia Pacificador] desde 2010, mas a violência nunca parou, é um fluxo contínuo", explicou o coordenador do projeto SOS Providência.

Ainda não se sabe, no entanto, o que motivou a troca de tiros. A Polícia Militar, até o momento, não confirma a realização de uma operação na comunidade. A vereadora Tainá de Paula já pediu esclarecimentos à corporação.

" A cena é de terror e não pode ser naturalizada. Essa violência acontece no meio de uma pandemia, com determinação do STF [Supremo Tribunal Federal] que proíbe ações belicosas nesse momento. Desde o final da manhã eu busco uma resposta do governo do estado e da Secretaria de Segurança. Se eu, que sou uma vereadora, não tenho respostas, quem dirá o morador", reflete.

De acordo com moradores ouvidos pela reportagem, não havia confronto entre policiais e traficantes naquele momento. Depois da troca de tiros, o policiamento das ruas e vielas do morro da Providência foi reforçado.