Topo

Esse conteúdo é antigo

Postos drive-thru de vacinação para idosos têm longas filas em São Paulo

Vacinação contra a covid-19 em idosos com idade igual ou superior a 85 anos, na capital paulista, acontece no Estádio do Pacaembu - ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Vacinação contra a covid-19 em idosos com idade igual ou superior a 85 anos, na capital paulista, acontece no Estádio do Pacaembu Imagem: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 09h54Atualizada em 11/02/2021 12h27

A capital paulista iniciou hoje a vacinação contra a covid-19 para idosos entre 85 a 89 anos no sistema drive-thru, adiantando o calendário de imunização na cidade.

Longas filas de automóveis foram registradas nos cinco postos onde os imunizantes estão sendo aplicados sem que haja necessidade de sair dos carros. A meta é que cerca de 89 mil idosos deste grupo etário sejam vacinados.

No posto que foi montado no Estádio do Pacaembu, localizado na zona oeste de São Paulo, as filas tiveram início desde as 6h30, mesmo com os atendimentos sendo realizados das 8h às 17h. Nos postos de saúde, a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos só terá início a partir da próxima sexta-feira (12).

De acordo com o prefeito Bruno Covas, que esteve no Pacaembu, é provável que as longas filas tenham se formado para agregar pessoas de dentro e fora da cidade de São Paulo.

"A partir de amanhã nós também vamos começar a vacinação de 2.200 mil moradores em situação de rua com mais de 60 anos de idade. Uma solicitação feita pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública que a prefeitura vai atender", explicou o prefeito em uma entrevista coletiva que foi transmitida pela TV Globo.

Pré-cadastro

O público previsto na campanha de vacinação pode realizar um pré-cadastro pelo site Vacina Já. O uso da plataforma não é obrigatório para garantir uma dose do imunizante contra a covid-19, mas agiliza o processo de atendimento e evita filas e aglomerações.

Os idosos que não realizarem o pré-cadastro devem apresentar qualquer documento de identificação com foto que possa comprovar a idade. Aqueles que não puderem se locomover, podem receber a dose pelas ESF (Estratégia de Saúde da Família), com a aplicação da vacina em casa. As áreas que não tiverem cobertura da ESF podem solicitar o atendimento na UBS mais próxima.

Pontos onde está disponível a vacinação pelo sistema drive-thru

  • Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, na zona oeste;

  • Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, na zona leste;

  • Portão 9 (KRF) do Autódromo de Interlagos, na zona sul;

  • Portão 38 do Centro de Exposições do Anhembi, pela entrada da Rua Olavo Fontoura, na zona norte;

  • Igreja Boas Novas, na Rua Marechal Malet, 611, na zona leste