Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Estudante de medicina morre aos 33 anos no interior de São Paulo

Antonio Francisco Bertocco Júnior chegou a tomar a primeira dose da vacina, mas morreu antes da segunda - Acervo pessoal
Antonio Francisco Bertocco Júnior chegou a tomar a primeira dose da vacina, mas morreu antes da segunda Imagem: Acervo pessoal

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba (SP)

09/03/2021 17h25

Um estudante de medicina de 33 anos morreu por complicações da covid-19 após cinco dias de internação na UTI. Antonio Francisco Bertocco Júnior era morador de Avanhandava (SP), a 479 km de São Paulo, mas como o município não tem hospital, ele foi levado à cidade vizinha de Penápolis.

Primeiro, com sintomas leves, ele foi internado na enfermaria da Santa Casa, onde ficou por 15 dias. O estudante precisou ser transferido para a UTI, na quarta-feira (3), após piora do quadro clínico.

"No domingo (7) houve necessidade de intubação orotraqueal. [O quadro clínico] continuou com piora severa e progressiva, e evoluiu para óbito ontem", explicou o diretor técnico da Santa Casa, Sidnei Albregard.

O UOL apurou que o paciente não tinha comorbidades graves. A causa da morte foi "colapso respiratório por intensa atividade inflamatória, pós covid-19".

O estudante foi imunizado com a primeira dose da Coronavac em fevereiro. Ele postou uma foto no Facebook segurando o cartão de vacinação. No entanto, como ainda não tinha tomado a segunda dose, não desenvolveu os anticorpos.

Repercussão

Além de estudante de medicina, Bertocco Júnior era formado em enfermagem e história. Antes de se dedicar a segunda formação na área da saúde, foi professor na rede pública de ensino.

A Fundação Educacional de Penápolis, instituição onde Bertocco Júnior fazia a graduação médica, usou as redes sociais para lamentar a morte do universitário.

"Não tendo palavras para expressar os nossos sentimentos, prestamos nossas condolências aos familiares e amigos", publicou.

Amigos de Bertocco Júnior deixaram mensagens no perfil dele no Facebook. "Você foi uma pessoa maravilhosa. Lembro de quando ia na escola dar aulas", disse uma internauta.

"Que Deus te receba e que Ele conforte todos nós que aqui ficamos. Sentiremos sua falta", desabafou outra internauta.

Casos na cidade

Bertocco Júnior foi a 19ª morte por covid-19 registrada em Avanhandava. Desde o início da pandemia, 611 casos foram confirmados na cidade, segundo o último boletim.

O corpo do estudante foi enterrado hoje, no cemitério municipal de Avanhandava.