Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 16 anos desaparece no Rio; família acredita que ela fugiu de casa

A adolescente Layla Luma desapareceu no Rio de Janeiro - Arquivo Pessoal
A adolescente Layla Luma desapareceu no Rio de Janeiro Imagem: Arquivo Pessoal

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

09/03/2021 12h07

Familiares de Layla Luma, de 16 anos, estão há três dias sem informações sobre o paradeiro da menina, que fugiu de casa na madrugada de sábado (6), em Itaguaí, Região Metropolitana do Rio. De acordo com parentes, ela saiu apenas com uma mochila, um tênis e ao menos duas mudas de roupa.

A tia da menina, Jurema Souza de Campos, de 38 anos, conversou com o UOL e disse que o desaparecimento de Layla pode ter sido motivado por algum contato da internet. A menina tem o costume de jogar Free Fire - o objetivo principal do game é ser o único sobrevivente entre dezenas de jogadores vivos no mesmo mapa.

"Ela não tem muitos amigos, é caseira, muito tranquila, geralmente só sai com os pais e a irmã. Provavelmente foi alguma coisa na internet, algum convite de alguém a respeito do jogo, alguém dizendo para ela ir a algum lugar. Ela não tem problemas com a família, drogas, álcool, nada, então a gente acredita que seja alguma coisa na internet mesmo".

Ainda de acordo com a tia de Layla, a família acredita que alguém a buscou em casa, já que durante a madrugada não há transporte público. "Pensamos nessa hipótese, porque neste horário não tem condução. Ela provavelmente marcou com alguém e essa pessoa a buscou no portão de casa".

Entenda o caso

De acordo com a família, por volta das 3h de sábado, a menina fugiu enquanto todos estavam dormindo. Durante a madrugada, a mãe acordou com o latido da cachorra e viu que o portão estava aberto. Além de alguns pertences, a família também não encontrou os documentos da adolescente. O caso foi registrado na 50ª DP (Itaguaí).

Durante as investigações, o GPS do celular de Layla mostrou que ela estaria em Paraty, na Costa Verde Fluminense. "O rastreador estava dando lá [Paraty], fomos por conta própria, procuramos, mas não a encontramos".

Diariamente a família tem recebido informações de um possível paradeiro da menina, mas sempre sem sucesso. Além de Itaguaí e Paraty, buscas também já foram feitas em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, mas a adolescente não foi encontrada.

Ao longo do último final de semana, amigos da menina estiveram com os familiares para tentar contatá-la, porém a menina desabilitou as redes sociais. Em uma troca de mensagem com um colega, parentes disseram que Layla disse que estava ansiosa para a chegada da última sexta-feira (5), porém sem dizer o que iria fazer nesse dia.

Devido ao desaparecimento de Layla, os pais estão a base de medicamentos, de acordo com a tia da menina. "Desde sábado nessa procura. Qualquer ligação a gente vai procurar, mas não acha. Eles estão dilacerados. Estamos colocando fotos dela na internet, muitas pessoas estão compartilhando. Nosso apelo é para quem tiver qualquer informação, que nos ligue — (21) 99331-2125 / (21) 99108-3126 —. Qualquer informação é válida para a gente".