Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 6 anos morre em decorrência do coronavírus em Natal

Vítima tinha asma e obesidade como comorbidades - iStock
Vítima tinha asma e obesidade como comorbidades Imagem: iStock

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

10/03/2021 19h40

G. S., uma menina de seis anos, morreu na manhã de hoje em Natal (RN) devido a complicações do novo coronavírus. A vítima tinha asma e obesidade como comorbidades, informou ao UOL a Sesap (Secretaria de Estado de Saúde Pública).

Moradora de São Gonçalo do Amarante (RN), município da região metropolitana da capital potiguar, a criança apresentou os primeiros sinais da doença em 15 de fevereiro. Os sintomas manifestados foram febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório, saturação abaixo de 95%, fadiga e dor torácica.

Quatro dias depois, G. precisou dar entrada em um hospital particular de Natal, onde um exame confirmou a infecção.

"A paciente realizou o exame RT-PCR em 19/02/2021, com resultado detectável observado no mesmo dia da coleta, além de tomografia realizada também na mesma data com aspecto de covid-19", diz em nota a Sesap.

De acordo com a pasta, a mãe de G. também foi acometida pelo coronavírus e permanece internada. O estado de saúde dela não foi informado.

Segundo a reportagem apurou, a mulher trabalha como coordenadora da mesma escola onde a filha estudava. As aulas presenciais na rede municipal, contudo, estão suspensas desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Em uma publicação nas redes sociais, Ailton Carvalho, professor de G., lamentou a morte da aluna. "Hoje estou sentindo dois sentimentos que não posso expressar, mais que entenderão (...). Que nosso senhor Jesus te guarde e dê forças aos seus pais", escreveu.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emílio (Pros), também publicou uma mensagem de pesar.

"Hoje, com muita tristeza e aperto no coração, principalmente por ser pai e avô, recebi a lamentável notícia do falecimento de uma criança de apenas seis anos por complicações decorrentes da covid-19. A menina era aluna do Colégio Amadeus, Amarante, e estava internada em um hospital particular em Natal desde o dia 19 de fevereiro, e infelizmente veio a óbito nesta quarta-feira (9). Solidarizo-me com a família e amigos neste momento de profunda dor. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortá-los", postou o prefeito.

O gestor ainda fez uma apelo à população para que respeite as recomendações sanitárias contra a disseminação do coronavírus. "Empatia e respeito ao próximo é necessário. Somos uma sociedade e cada um precisa fazer a sua parte para sairmos desse momento. Redobre os cuidados. Use máscara. Mantenha o distanciamento social", acrescentou.

Em nota, a Sesap reforçou que, além de aderirem aos hábitos de higiene, os potiguares devem ficar atentos às informações oficiais das autoridades de saúde, evitando assim propagar fake news.

UTIs à beira do colapso

Em meio ao cenário de agravamento da crise sanitária, Natal figura entre as capitais que têm o sistema de saúde à beira do colapso: 96% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados.

Ao todo, o estado soma mais de 3,7 mil óbitos por covid-19 e já notificou 175 mil casos da doença. Cerca de 800 mortes ainda estão sob investigação.