Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva deixa parte de São Paulo em alerta para alagamentos

Chuva atinge regiões da capital paulista; CGE alerta sobre possibilidade de alagamentos em trechos da cidade - ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Chuva atinge regiões da capital paulista; CGE alerta sobre possibilidade de alagamentos em trechos da cidade Imagem: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 16h31Atualizada em 11/03/2021 16h51

Parte da cidade de São Paulo entrou em alerta para alagamento devido às fortes chuvas da tarde desta quinta-feira (11). Um alerta foi emitido pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) a partir das 15h50.

O estado de atenção vale para as zonas Norte, Leste, Centro e Marginal Tietê. Na zona Sul da cidade, o estado de alerta ocorreu entre 15h04 e 15h50.

A instabilidade se formou na região de Sorocaba e Itapetininga, atuando com intensidade na capital. De acordo com o CGE, imagens do radar meteorológico mostram chuvas fortes nas zonas Sudeste e Leste.

"Há potencial para rajadas de vento e alagamentos. As próximas horas seguem com tempo instável na Capital paulista, com novas áreas de chuva com até forte intensidade, atuando em outras regiões", informou o CGE.

O técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário, informou em entrevista ao vivo ao Brasil Urgente, da Band TV, informou que a capital teve ventos de até 50 km/h.

"O principal perigo da chuva são os ventos de rajadas que podem derrubar árvores. Mas o deslocamento dela [chuva] é muito rápido", informou o meteorologista. Os radares também indicam a possibilidade de queda de granizo na zona norte, segundo o técnico.

Medidas para amenizar efeitos dos alagamentos

O CGE recomenda que a população evite transitar em ruas alagadas. Caso a chuva cause inundações, não é recomendado enfrentar correntezas.

"Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda. Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios", diz o CGE.

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, é possível ligar para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), pelo número 156, ou pelo site da CET.

Tendência para os próximos dias

De acordo com informações divulgadas pelo CGE, os próximos dias serão marcados por uma redução significativa nos volumes de precipitação. As condições típicas do verão, com pancadas isoladas de chuva, principalmente no final das tardes, permanecem.

"A sexta-feira (12) deverá apresentar um cenário atmosférico semelhante. Madrugada com termômetros por volta dos 19°C e céu nublado. No decorrer do dia, sol entre poucas nuvens e previsão de chuva rápida no fim da tarde. A temperatura máxima chega aos 29°C, enquanto as taxas mínimas de umidade do ar ficam próximas dos 35%", informa o CGE.

O final de semana deve ser ensolarado e quente na capital paulista e na Região Metropolitana. No sábado (13) as temperaturas variam entre 18ºC e 29ºC.