Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre o desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJ-SP

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJ-SP, morreu nesta madrugada - Reprodução/TJ-SP
O desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJ-SP, morreu nesta madrugada Imagem: Reprodução/TJ-SP

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 11h58

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), morreu nesta madrugada. A causa da morte não foi divulgada.

O presidente do TJ-SP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, decretou luto oficial por três dias no Judiciário do estado de São Paulo.

"Um dia muito triste para todos que demanda orações, quaisquer que sejam as crenças. Os integrantes do Órgão Especial, na sessão a ser realizada hoje, prestarão homenagens ao desembargador Antonio Carlos Malheiros que, até poucos dias, mesmo adoentado, participou dos julgamentos do colegiado", diz um trecho da nota divulgada pelo órgão.

A reitoria da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) também lamentou, em nota, a morte de Malheiros, que foi Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.

"O momento é de enorme tristeza (...) Em nome da PUC-SP, manifestamos nossos sentimentos e solidariedade aos seus familiares e aos seus tantos amigos", diz um trecho do comunicado.

Em sua conta no Twitter, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) classificou Malheiros como "incansável defensor dos direitos humanos".

Uma reportagem publicada em 2010 pelo jornal O Estado de S. Paulo destacou o trabalho voluntário do desembargador como contador de histórias para crianças internadas — a maioria portadora de HIV — no Instituto Emílio Ribas. "Esqueço tudo quando estou com o livro aberto no colo, contando histórias que ajudam a enfrentar horas difíceis. E, geralmente, termina em gargalhadas", disse ele na ocasião.

O corpo será cremado às 17h, no Crematório da Vila Alpina.