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Rio: Cedae suspende captação de água de estação após queixas de gosto ruim

Moradores reclamam de gosto ruim de água no Rio de Janeiro - Martin Bernetti/AFP
Moradores reclamam de gosto ruim de água no Rio de Janeiro Imagem: Martin Bernetti/AFP

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

19/03/2021 09h59Atualizada em 19/03/2021 11h24

Após moradores do Rio reclamarem mais uma vez do gosto e cheiro de terra na água que chega às torneiras, a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) paralisou a captação na estação Guandu, responsável pelo abastecimento da capital fluminense. A interrupção foi realizada na noite de ontem, e moradores reclamam de não terem sido avisados com antecedência.

Diversos bairros amanheceram sem água hoje. Procurada, a Cedae informou que o sistema já foi religado na manhã de hoje, mas o abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.

A captação no Guandu foi interrompida para evitar a proliferação de algas responsáveis pela concentração de geosmina/MIB, que vem crescendo nos últimos dias na estação. A companhia explicou que a interrupção é uma manobra preventiva para renovação da água da lagoa próxima à captação da estação de tratamento.

A Cedae abriu as comportas da estação para escoar a água e tentar reduzir a quantidade de algas. O aumento na concentração de geosmina ocorre devido a água parada, presença de nutrientes e luz solar.

A obra de proteção da tomada d'agua que deve solucionar o problema de forma definitiva está em processo de elaboração de edital e vai ser licitada ainda este ano.

Problemas no abastecimento

Moradores de diversos bairros do Rio voltaram a reclamar do gosto e cheiro da água essa semana. Renata Duarte, moradora do Cachambi, na zona norte, conta que somente este ano foram três episódios de alteração na qualidade da água. Dessa vez, a mudança foi constatada na última quarta-feira (17). Hoje, a casa de Renata amanheceu com as torneiras secas devido a manobra emergencial realizada no sistema.

"A gente não tem informação da Cedae. Na semana passada teve uma manutenção na tubulação em Inhaúma e não tinha nada registrado na Cedae, na página deles. Depois que eles religaram a água que eles colocaram nas redes sociais informando, aí ficamos o final de semana sem água, tive que comprar carro pipa. Ontem a mesma coisa, só informaram à noite [sobre a interrupção do abastecimento], já tinha fechado a água desde 18h e avisaram depois", explicou.

A moradora diz ainda que os problemas no abastecimento são constantes no bairro. "Aqui no Cachambi, há 20 dias que a gente só consegue água com bomba, não vem água da rua. Tem dias que nem com a bomba a gente consegue ter água. Aqui no prédio eu já comprei quatro carros pipa. Eu pedi para a Cedae um [carro pipa] em janeiro e tem sete dias que o carro chegou. Se eu pedir hoje, só vou receber daqui a 20 dias, informaram", afirmou Renata.

Na Tijuca, bairro da zona norte, moradores constataram ontem a alteração na água.

É um cheiro de sapato molhado. Ainda não estou comprando água mineral. Estou dando um tempo para ver se melhora
Carolina Barros

Questionada sobre as reclamações dos moradores de não terem sido avisados com antecedência que faltaria água em alguns bairros, a Cedae disse que a interrupção foi uma medida de emergência, não planejada e, mesmo assim, começou a ser divulgada ontem às 15h e avaliou que a população foi amplamente informada.