Maior peixe ósseo do mundo aparece em praia de Fortaleza
Um peixe-lua da espécie Masturus lanceolatus foi achado por surfistas na última sexta-feira e chamou a atenção de quem passou pela praia da Leste-Oeste, em Fortaleza.
O animal é a maior espécie óssea de peixe do mundo e vive no litoral brasileiro. Ele apareceu após a maré baixar e se destacou pela sua anatomia diferente de outras espécies marítimas. O peixe-lua acabou morrendo na areia da praia.
"Essa espécie é comum em águas tropicais e temperadas. Vive em grandes profundidades mas pode vir à superfície eventualmente", explica Luís Ernesto Arruda Bezerra, do Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Segundo a pesquisadora Caroline Vieira Feitosa, também do Labomar, essa é uma espécie de águas profundas, vivendo a aproximadamente 700 metros de profundidade. Ela diz que aparecimentos assim não são comuns.
"Para ele aparecer nessa situação, provavelmente ele deveria estar acometido por alguma enfermidade, alguma coisa que a gente não sabe porque não foi a gente que coletou o animal", explicou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.