Topo

Esse conteúdo é antigo

Maior peixe ósseo do mundo aparece em praia de Fortaleza

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/03/2021 12h22

Um peixe-lua da espécie Masturus lanceolatus foi achado por surfistas na última sexta-feira e chamou a atenção de quem passou pela praia da Leste-Oeste, em Fortaleza.

O animal é a maior espécie óssea de peixe do mundo e vive no litoral brasileiro. Ele apareceu após a maré baixar e se destacou pela sua anatomia diferente de outras espécies marítimas. O peixe-lua acabou morrendo na areia da praia.

"Essa espécie é comum em águas tropicais e temperadas. Vive em grandes profundidades mas pode vir à superfície eventualmente", explica Luís Ernesto Arruda Bezerra, do Labomar (Instituto de Ciências do Mar), da UFC (Universidade Federal do Ceará).

Peixe-lua - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Peixe estava na água e foi arrastado para a faixa de areia por surfistas e outros moradores quando a maré secou
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a pesquisadora Caroline Vieira Feitosa, também do Labomar, essa é uma espécie de águas profundas, vivendo a aproximadamente 700 metros de profundidade. Ela diz que aparecimentos assim não são comuns.

"Para ele aparecer nessa situação, provavelmente ele deveria estar acometido por alguma enfermidade, alguma coisa que a gente não sabe porque não foi a gente que coletou o animal", explicou.

peixe - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente na matéria, o peixe não apareceu morto. Ele morreu na praia, pouco após ser avistado. O conteúdo foi corrigido.