Topo

Esse conteúdo é antigo

Tubarão é retirado da água, torturado e morto por banhistas no Ceará

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, em Recife

15/03/2021 12h01

Um tubarão foi capturado e morto por pescadores em uma praia do litoral do Ceará. O espécime nadava próximo à faixa de areia e chamou atenção de banhistas. Ao perceber a aproximação do animal, um grupo decidiu retirá-lo da água e, em seguida, protagonizou cenas de crueldade.

O caso aconteceu na praia do Balbino, na cidade de Cascavel (CE), na tarde de ontem. Banhistas registraram a violência. As imagens foram parar nas redes socias.

Nos vídeos que circulam na web, é possível ver o grupo desferindo chutes contra o animal e pessoas introduzindo pedaços de madeira na boca do tubarão.

O tubarão foi amarrado em um buggy, que saiu arrastando o peixe pela areia até um local onde ele foi retalhado e divido por várias pessoas.

tubarão - Reprodução de vídeo - Reprodução de vídeo
Tubarão é morto por banhistas no Ceará
Imagem: Reprodução de vídeo

A ação chamou a atenção dos outros banhistas na praia. Para tatuador Inocêncio Firmino, o ataque configura crime ambiental. "O animal estava no habitat dele. Sem mexer com ninguém. Os homens ficaram doidos quando viram. Um absurdo isso. Agrediram o bicho de todo jeito", contou.

A Prefeitura de Cascavel emitiu nota de repúdio. No comunicado, a gestão informa que o tubarão morto é da espécie cação mangona. O órgão acrescentou que já está trabalhando para identificar as pessoas envolvidas no crime ambiental, junto à Polícia Ambiental.

O biólogo e professor Hugo Fernandes explicou que a espécie é comum no litoral cearense e que não há registro de incidente com banhistas no Ceará.

"É uma espécie que não oferece risco aos banhistas. Está certo que, em Pernambuco, há vários registros de incidentes dessa espécie e de tubarão-tigre, mas lá há um desequilíbrio ambiental específico que justifica isso", disse.