Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes anuncia fiscalização de vacinação: 'Vamos até últimas consequências'

Prefeito do Rio, Eduardo Paes, espera que todos os idosos sejam vacinados até 26 de abril - Reprodução/Youtube
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, espera que todos os idosos sejam vacinados até 26 de abril Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 18h18

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou hoje que a próxima etapa do cronograma de vacinação contra covid-19 da cidade, terá um esquema de fiscalização por amostragem. A medida vale também para as cidades de Niterói, Maricá e Itaguaí.

"Nós vamos até as últimas consequências em relação àqueles que tentarem furar fila", disse Paes. Ele, porém, não explicou quais serão as medidas tomadas contra pessoas que eventualmente cometam fraudes para tentar se vacinar antes da hora.

Os prefeitos dos quatro municípios, Eduardo Paes, Fabiano Horta (PT), Axel Grael (PDT) e Rubem Vieira de Souza (Podemos), participaram de uma coletiva de imprensa no fim da tarde de hoje, na qual explicaram o calendário de vacinação.

A expectativa deles é que todas as pessoas com 60 anos ou mais tenham sido vacinadas até o dia 26 de abril. A nova fase, que deve começar neste dia, priorizará uma combinação entre o critério de idade e o de grupos prioritários. São considerados grupos prioritários:

  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Trabalhadores da saúde em atividade
  • Trabalhadores da educação em atividade
  • Trabalhadores de serviços de limpeza urbana
  • Policiais militares, policiais civis, bombeiros e guardas municipais

Quem tiver comorbidades deverá apresentar atestado médico e os profissionais precisarão comprovar que estão atuando na área. São estes documentos que serão fiscalizados em um sistema de amostragem.

União entre municípios

No fim da entrevista, os prefeitos foram questionados por que outras cidades da região não foram incluídas no planejamento. Eles negaram motivações políticas ou partidárias e o prefeito de Niterói, Axel Grael afirmou que há espaço para a incorporação de outros municípios no grupo.

"Nós reunimos quatro municípios que estão dialogando, então se mais municípios quiserem dialogar, serão muito bem vindos", explicou Grael.

Anteriormente, o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, havia falado sobre a necessidade de união. "É preciso ter essa unificação com todos os prefeitos pra gente poder fortalecer essa guerra".